Descrição de chapéu Brexit

May adia novamente votação de acordo do brexit no Parlamento

Primeira-ministra fará nova tentativa de renegociação com a UE; voto seria na próxima semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | AFP

A primeira-ministra britânica, Theresa May, adiou novamente neste domingo (24) a votação do acordo do brexit pelo Parlamento, fixando a nova data para 12 de março. 

O Parlamento não votará na próxima semana, mas "faremos que aconteça até 12 de março", disse May aos jornalistas no avião que a transportava para a reunião entre a União Europeia e a Liga Árabe em Sharm el-Sheikh, no Egito.

A primeira-ministra britânica, Theresa May (esq.), se encontra com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, em Sharm el-Sheikh, no Egito - Francisco Seco/AFP

May indicou que os negociadores britânicos retornarão a Bruxelas, sede da UE, na terça-feira (26) e que no mesmo dia fará um discurso na Câmara dos Comuns.

A primeira-ministra conservadora havia informado antes que dava até terça-feira como prazo para encontrar uma solução ou, em caso contrário, organizaria um debate parlamentar no dia seguinte. Os deputados poderiam votar nesta ocasião a favor de uma emenda que afaste a possibilidade de um brexit sem acordo.

Os deputados britânicos rejeitaram em janeiro o acordo negociado por May com a UE para o brexit. Desde então, a primeira-ministra tenta renegociar com Bruxelas uma nova versão do texto, sem sucesso até o momento.

May quer obter "mudanças vinculantes" sobre os dispositivos de segurança ('backstop' em inglês), uma medida polêmica de último recurso imaginada para garantir que a fronteira na ilha da Irlanda permaneça aberta, para não colocar em risco o frágil acordo de paz de 1998.

A UE se recusa a renegociar o tratado de saída, alcançado em novembro após um ano e meio de negociações, mas afirma estar aberta a discussões sobre uma declaração política que esboce os termos da futura relação com Londres.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.