Milhares protestam contra antissemitismo na França

Segundo governo francês, houve 541 ataques antissemitas em 2018, 74% a mais em relação ao ano anterior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP e Reuters

Milhares de pessoas ao redor da França foram às ruas nesta terça-feira (19) para protestar contra o antissemitismo. Foram registradas passeatas em Paris, Lille, Toulouse e Marselha.

Em Paris, os ex-presidentes François Hollande e Nicolas Sarkozy se uniram aos manifestantes que carregavam cartazes com as palavras “Chega!” e “Não mexa com meu amigo!”. 

Na manhã desta terça-feira, 96 túmulos de um cemitério judaico na comuna de Quatzenheim, no leste da França, foram vandalizados com símbolos nazistas. 

Os túmulos foram pintados com suásticas nazistas azuis e amarelas. Também em um túmulo estava escrito "Esassisches Schwarzen Wolfe" ("os lobos alsacianos negros"), uma possível referência a um grupo autonomista alsaciano ativo nos anos 1970.

O Ministério Público de Paris informou que abriu uma investigação para tentar localizar os autores do delito. No domingo (17), o Ministério Público também abriu uma investigação preliminar sobre os insultos antissemitas de que o escritor e filósofo Alain Finkielkraut foi vítima durante um protesto contra o governo por parte dos "coletes amarelos" no fim de semana passada.

Segundo dados do governo francês houve 541 ataques antissemitas em 2018, um aumento de 74% em relação ao ano de 2017.

O presidente Emmanuel Macron visitou o cemitério nesta terça após os atos de vandalismo ocorrido durante a madrugada. "É importante para mim estar aqui com você hoje", disse Macron aos líderes locais e membros da comunidade judaica.

Macron não participará das marchas, mas seu primeiro-ministro, Édouard Philippe, estará presente junto a vários membros do governo em uma congregação em Paris às 19h (horário de Brasília), na praça da República.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.