Polícia nigeriana encontra 66 mortos após ataques no norte do país

Nigéria vai às urnas neste sábado para eleger novo presidente; região é alvo de ataques frequentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Abuja (Nigéria) | AFP

A polícia nigeriana encontrou 66 pessoas mortas no estado de Kaduna (norte) nesta sexta-feira (15). A informação é do governador Nasir El-Rufai, que atribui as mortes a "ataques de elementos criminosos".

"Entre as vítimas estão 22 crianças e 12 mulheres. O governo condena os ataques e expressa sua solidariedade às famílias das vítimas", disse, em comunicado. Ele explicou que os corpos foram encontrados na área de Kajuru, ao sul da capital do estado. A Nigéria vai às urnas neste sábado (16) para eleger o novo presidente do país. 

Soldados nigerianos realizam uma reunião militar depois de patrulhar Aba, na parte oriental do país
Soldados nigerianos realizam uma reunião militar depois de patrulhar Aba, na parte oriental do país - Cristina Aldehuela - 15.fev.18/AFP

Embora a polícia tenha se recusado a comentar os ataques, o governador, aliado do presidente Muhammadu Buhari, que tenta a reeleição, afirmou que algumas pessoas foram detidas. 

El-Rufai pediu calma e aconselhou os líderes locais que não incentivem represálias. "As mortes estão sendo investigadas, e os moradores podem ter certeza de que os detidos serão julgados", acrescentou.

O estado de Kaduna é palco constante de tumultos e acertos de contas por razões religiosas e étnicas. O norte da Nigéria é também uma área que sofre com roubo de gado. Líderes locais na região de Brinin Gwari contaram que eles foram atacados quase que diariamente por bandidos armados no último mês.

"Vivemos com medo, sequestros têm sido comuns", disse Isah Muhammad Galdima, porta-voz da região. A Nigéria, a primeira potência petrolífera da África, elege seu presidente neste sábado (16). O país, o mais populoso do continente, tem 203 milhões de habitantes.

Além das disputas étnicas, a Nigéria sofre ataques do grupo jihadista Boko Haram.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.