Descrição de chapéu Governo Trump

Trump nomeia enviada ao Canadá como embaixadora dos EUA na ONU

Se confirmada, Kelly Craft substituirá Nikki Haley, que renunciou ao cargo em outubro de 2018

Danielle Brant
Nova York

O presidente americano, Donald Trump, nomeou nesta sexta-feira (22) Kelly Craft, embaixadora americana no Canadá, como a representante diplomática dos Estados Unidos na ONU. Caso seja confirmada no Senado, ela substituirá Nikki Haley, que renunciou ao cargo em outubro do ano passado.

Em mensagem em uma rede social, o republicano afirmou que Craft, 56, fez um trabalho “excepcional” representando os EUA. Disse ainda que não tinha dúvidas de que, sob a liderança dela, “nosso país será representado ao máximo nível.”

A embaixadora dos EUA no Canadá, Kelly Craft - Chris Wattie - 3.nov.17/Reuters

A escolha de Craft ocorreu depois que Heather Nauert, porta-voz do Departamento de Estado, pediu para não ser considerada para o posto, atribuindo a decisão a motivos familiares. Ela havia sido criticada pela falta de experiência diplomática.

Uma pessoa próxima disse à agência de notícias Reuters que Nauert decidiu retirar seu nome por ter uma babá que estava nos Estados Unidos de maneira legal, mas sem o ter o visto de trabalho.

A possível nova embaixadora dos EUA na ONU era executiva de negócios e se dedicava à filantropia antes de atuar como representante diplomática do país no Canadá, cargo para o qual foi apontada no final de 2017. O marido de Craft, Joe, preside a produtora de carvão Alliance Resource Partners.

O casal é conhecido doador republicano. Em 2016, doou cerca de US$ 1,5 milhão a candidatos do partido, incluindo US$ 270.800 a Trump.

Sua antecessora, Nikki Haley, é ex-governadora da Carolina do Sul, e foi escolhida como embaixadora na ONU após a vitória do republicano nas eleições presidenciais de 2016.

A nomeação ocorreu apesar de ela ter apoiado Marco Rubio, rival de Trump, nas primárias do partido no estado. Depois, Haley respaldou o senador pelo Texas Ted Cruz.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.