Descrição de chapéu Venezuela

Apagão deixa Caracas e grandes regiões da Venezuela no escuro

Regime de Nicolás Maduro denuncia sabotagem contra a central hidrelétrica de Guri

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Caracas | AFP e Reuters

Um apagão deixou Caracas e grandes regiões da Venezuela no escuro nesta quinta-feira (7).

O regime de Nicolás Maduro rapidamente denunciou a falta de energia como "sabotagem" contra a principal barragem de geração de energia elétrica no país. 

Homem usa telefone celular como lanterna em cozinha de restaurante durante apagão em Caracas
Homem usa telefone celular como lanterna em cozinha de restaurante durante apagão em Caracas - Carlos Garcia Rawlins/Reuters

De acordo com a imprensa local, a falha afeta a Venezuela toda, com cortes na capital e em 23 dos 24 estados. Um repórter da TV estatal descreveu a falta de energia como um "apagão nacional".

"Sabotaram a geração e a transmissão na [central hidrelétrica de] Guri", afirmou Luis Motta, ministro de Energia à TV estatal, sem mostrar nenhuma evidência. De acordo com Motta, o fornecimento de energia será reestabelecido dentro de três horas.

Guri, em Bolívar, é uma das maiores represas geradoras de energia da América Latina, atrás apenas da de Itaipu, entre Brasil e Paraguai.

A luz foi cortada em Caracas às 16h50 locais (17h50 de Brasília), afetando grandes zonas da cidade e serviços como o metrô. Linhas telefônicas e internet têm serviços intermitentes.

Muitas pessoas deverão caminhar durante horas para voltar para suas casas. Há poucos ônibus nas ruas, muitos deles lotados, e o metrô não está funcionando. 

Os apagões são comuns na Venezuela, onde a economia está em colapso, com hiperinflação, falta de alimentos e remédios, além de grande êxodo de venezuelanos. Mais de três milhões de cidadãos já deixaram o país desde o início da crise.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.