Ataque a tiros em bonde deixa ao menos três mortos em Utrecht, na Holanda

Suspeito de ser o atirador, homem turco foi detido após busca policial que durou horas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Serviços de emergência na praça 24 de outubro, em Utrecht - Robin van Lonkhuijsen/AFP
São Paulo e Amsterdã | Reuters e AFP

Um atirador abriu fogo contra passageiros em um bonde na cidade de Utrecht na manhã desta segunda-feira (18). O ataque deixou três mortos.

Inicialmente, o ​prefeito da cidade, Jan van Zanen, divulgou um vídeo em uma rede social dizendo que havia também nove feridos. Minutos depois, a polícia de Utrecht atualizou o número para cinco.

O turco Gökmen Tanis, 37, suspeito de ser o autor do ataque, foi preso horas depois na região central da cidade, após ser alvo de uma grande operação policial 

A emissora local RTV disse que o suspeito tem uma longa ficha de participações em pequenos crimes, incluindo um tiroteio em 2013. Segundo o promotor regional Rutger Jeuken, Tanis já havia sido preso anteriormente, mas detalhes não foram divulgados.

De acordo com a agência nacional de contra terrorismo da Holanda, houve tiroteios esta manhã em vários lugares em Utrecht. Pieter-Jaap Aalbersberg, diretor da agência, classificou o ato como "potencialmente terrorista".

O governo de Utrecht havia elevado o alerta de terrorismo para o nível máximo (5), mas quando o suspeito foi preso o índice foi rebaixado para o nível 4. A segurança foi reforçada em escolas, mesquitas, estações de trem (Utrecht é um importante entroncamento) e aeroportos. 

"Nosso país entrou em choque hoje por um ataque em Utrecht. Uma motivação terrorista não pode ser excluída", disse o primeiro-ministro, Mark Rutte, em comunicado.

O ataque no bonde ocorreu por volta das 10h45 (6h45 em Brasília) na praça 24 de Outubro. "Vários tiros foram disparados em um bonde e várias pessoas foram feridas", disse Joost Lanshage, porta-voz da polícia.

A agência de notícias estatal turca Anadolu noticiou que os tiros foram direcionados a um familiar do atirador, "em função de questões familiares", e que então ele teria disparado nos passageiros que tentaram ajudar a vítima.

O presidente turco, Tayyip Erdogan, disse em uma entrevista para a TV que a agência turca de inteligência está investigando se as motivações do ataque foram pessoais ou se de fato foi um ato terrorista. Autoridades holandesas não descartam a possibilidade de terrorismo.

Uma testemunha que viajava na parte da frente do bonde, Daan Molenaar, afirmou para a rede NOS não acreditar se tratar de um ataque terrorista. "A primeira coisa que pensei foi: isto é algum tipo de vingança, ou alguém que está muito bravo e pegou uma pistola."

O jornal holandês De Volkskrant entrevistou vizinhos do suspeito, que afirmam que Gökmen Tanis é "perturbado, mas não terrorista". "Tolo perdido e confuso", "perdedor" e "criminoso mesquinho" foi como moradores do bairro se referiram a ele.

O primeiro-ministro Mark Rutte disse estar "profundamente preocupado" e realizou reuniões de crise para tratar do incidente. Houve reforço na segurança da sede do governo, em Haia.

Utrecht é a quarta maior cidade da Holanda e possui cerca de 335 mil habitantes. Boa parte deles são estudantes.

A praça 24 de Outubro, o local do ataque, foi batizada assim em homenagem às Nações Unidas, fundada neste dia em 1945, em São Francisco, nos Estados Unidos.

Localizada ao sul de Utrecht, no bairro de Kanaleneiland, a praça é uma área movimentada, com entroncamento de diversas ruas e um ponto de bonde. Até 2005, funcionava na região um hospital, chamado Oudenrij, que foi transferido para outra área da cidade. 

Haverá eleições locais na Holanda nesta quarta-feira (20), e os principais partidos políticos decidiram suspender a campanha por causa do ataque.

 
Gökmen Tanis, suspeito de realizar ataque no bonde, em imagem divulgada pela polícia - Polícia de Utrecht/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.