Ataque com explosivo mata três militares e dois civis na Colômbia

Ação em região disputada por guerrilhas, na fronteira com a Venezuela, mobiliza Ministério da Defesa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bogotá | AFP

Três militares e dois civis morreram neste sábado (9) em um ataque com explosivos no município colombiano de Tibú, perto da fronteira com a Venezuela.

Os militares "foram atacados com um artefato explosivo improvisado", enquanto trabalharam na construção de uma estrada na área, informaram o Ministério da Defesa colombiano. 

No ataque, morreram um oficial não comissionado, dois soldados e dois civis que estavam em uma motocicleta. 

A detonação da carga explosiva também deixou outro soldado ferido, que foi levado à cidade de Cúcuta.

O ministro da Defesa, Guillermo Botero, afirmou no Twitter que "as ações em Catatumbo estão sendo realizadas para encontrar os responsáveis ​​pelo ataque", mas até agora nenhuma pista foi dada sobre a autoria do ataque.

Na região de Catatumbo, que faz parte Tibú, departamento ao norte de Santander, um conflito que envolve a guerrilha Exército de Libertação Nacional (ELN) e Los Pelusos, grupo dissidente do Exército Maoista de Libertação do Povo (EPL).

Catatumbo concentrou até 2017 16% dos cultivos de coca na Colômbia, o maior produtor mundial de cocaína no mundo, segundo o último relatório da ONU.

As autoridades colombianas dizem que o ELN e o EPL, bem como dissidentes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) estão por trás do domínio da renda derivada de tráfico de drogas e mineração ilegal, que neste ano tem provocado o deslocamento de camponeses e indígenas na fronteira com a Venezuela.

Embora cerca de 7.000 membros das Farc tenham largado suas armas em um acordo de paz, cerca de 1.700 rebeldes mantém a luta insurgente apoiada pelo dinheiro das drogas, segundo a inteligência militar. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.