Descrição de chapéu Venezuela

BID se torna primeiro organismo financeiro a aceitar indicado de Guaidó

O economista Ricardo Hausmann passa a ser o novo representante da Venezuela no órgão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) se tornou, nesta sexta-feira (15), o primeiro organismo financeiro multilateral a aceitar oficialmente como representante da Venezuela um indicado de Juan Guaidó, o líder opositor reconhecido como presidente interino do país por mais de 50 países.

Guaidó, que quer tirar do poder o ditador Nicolás Maduro há quase dois meses, nomeou no começo de março Ricardo Hausmann, respeitado economista de Harvard radicado nos Estados Unidos, como representante da Venezuela no BID.

O economista venezuelano Ricardo Hausmann, novo representante do país no BID
O economista venezuelano Ricardo Hausmann, novo representante do país no BID - Andrew Kelly - 2015/ICSS/Reuters

O organismo, principal fonte de financiamento para projetos de desenvolvimento na América Latina e no Caribe, aprovou a nomeação nesta sexta.

"Em uma votação separada, os governadores da Corporação Interamericana de Investimentos (conhecida como IDB Invest), o braço de empréstimos do setor privado do Grupo BID, também aprovaram a nomeação de Hausmann", informou o texto. 

A nomeação de Hausmann é efetiva "de imediato", disse a instituição.

No BID, as decisões devem obter mais de 50% dos votos. Washington tem 30% do poder de voto no conselho do BID, em comparação com 50% combinados para membros da América Latina e do Caribe, dos quais Argentina e Brasil têm 11% cada.

No total, Hausmann recebeu 75% dos votos, de acordo com comunicado do Itamaraty. o Brasil apoiou o nome do indicado por Guaidó. 

O delegado dos Estados Unidos para a crise venezuelana, Eliott Abrams, parabenizou Hausmann. 

"Isso faz parte da tomada de controle sobre os ativos estrangeiros da Venezuela por parte do governo de Guaidó", disse à imprensa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.