Descrição de chapéu
Governo Bolsonaro

Bolsonaro emite sinal de desprestígio ao visitar CIA antes de Abin

Desde que tomou posse, presidente nunca esteve na sede da agência brasileira de inteligência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro, que visitou a sede da CIA em Washington nesta segunda-feira (18), não esteve na congênere brasileira, a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), desde que tomou posse, em janeiro, para falar com os servidores.

Localizada a apenas 12 km da sala de Bolsonaro na Presidência, no Setor Policial Sul, a Abin tem como uma das principais finalidades a assessoria direta do presidente da República para a tomada de decisões.

Além de priorizar a CIA em sua agenda de compromissos, o gesto de Bolsonaro também foi interpretado como um sinal de desprestígio da Abin pelo fato de o diretor-geral, Janér Tesch, não ter participado da visita.

O presidente Jair Bolsonaro em Washington
O presidente Jair Bolsonaro em Washington - Alan Santos - 17.mar.19/Divulgação/Presidência da República

Bolsonaro foi com o general da reserva Heleno Augusto, ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), ao qual a Abin está vinculada.

Reverente à CIA, Bolsonaro já deu sinais de que tem uma visão pouco positiva sobre a agência brasileira. Em julho de 2018, durante a campanha eleitoral, ele disse que no governo dele não teria ocorrido o “problema dos caminhoneiros, porque a gente teria uma inteligência diferente da praticada hoje em dia pela Abin”, referindo-se à greve dos motoristas que paralisou o país no ano passado.

“Vocês podem ver, o brasileiro não tem capacidade de antecipar aos problemas”, disse Bolsonaro em julho de 2018 durante um evento de campanha na CNI (Confederação Nacional da Indústria).

A visita do presidente à CIA sem representante da Abin ao lado também sinaliza ao governo norte-americano que seu canal prioritário de diálogo na área de inteligência não deva ser mais com os quadros civis, e sim com os militares.

O gesto de Bolsonaro reforça o jugo militar sobre a Abin. O órgão passou rapidamente pelo comando civil, durante o governo Dilma Rousseff, mas voltou para o controle militar no governo Michel Temer.

Bolsonaro manteve a opção de Temer e agora dá demonstrações da ampliação do comando militar sobre os caminhos da agência de inteligência civil.

Alguns movimentos revelam um distanciamento da Presidência sobre a natureza e os métodos de trabalho dos oficiais de inteligência. Augusto Heleno visitou a Abin na sexta-feira (15) para conversar com os servidores no auditório da agência.

Disse que Bolsonaro gostaria de ser informado, no tempo mais curto possível, sobre a veracidade de mensagens viralizadas na internet e que chegam ao seu conhecimento. 

Nos termos colocados por Heleno, a Abin passaria a ser muito mais uma agência de checagem de informação, o que é considerado inviável pelos profissionais de inteligência.

Para produzir um relatório confiável que irá balizar ações e decisões de governo, os oficiais de inteligência devem trabalhar com velocidade, mas muito mais com profundidade e segurança.

A visita de Heleno também teve repercussão na Abin pelo descompasso entre o que ele disse e o que os oficiais de inteligência gostariam de ter ouvido.

Esperava-se que Heleno pudesse esclarecer outros pontos mais urgentes para os servidores da Abin, a saber: o déficit de pessoal, estimado em mais de 70%, o descompasso salarial com outros órgãos federais e o aumento das atribuições da agência sem o devido crescimento da proteção funcional sobre os servidores.

Nos últimos anos, eles têm participado cada vez mais de grupos de trabalho e ações que atacam interesses de organizações criminosas, como facções que operam em todos os estados brasileiros.

Ao entrar no campo minado da violência urbana, os oficiais de inteligência tendem a cobrar mais segurança para suas ações.

Em vez de expor os planos ou indicar caminhos para resolver essas questões, o general chamou a atenção quando falou sobre segurança pública e a necessidade de reprimir a bala, matando de preferência com um tiro na cabeça, segundo a expressão que utilizou, criminosos portando armas de fogo nas ruas do Rio de Janeiro.

Mencionou sua experiência, nesse sentido, no Haiti, onde autorizou a tropa a agir dessa forma. Em outro ponto da palestra, reclamou de textos de jornalistas críticos ao governo.

Procurado pela Folha nesta segunda-feira, o GSI informou que Janér Tesch não participou da visita à CIA porque "do GSI, apenas o ministro Augusto Heleno integrou a comitiva presidencial".

Indagado sobre a reunião de sexta-feira na Abin, o GSI informou que "o ministro está fazendo, regularmente, reuniões com os servidores do GSI e da agência com o objetivo de estreitar o relacionamento e abordar temas relevantes para este gabinete. Nesse contexto, já foram realizadas cinco reuniões, sendo três no GSI e duas na Abin".

O GSI disse ainda não ter informação sobre quando Bolsonaro pretende visitar a sede da Abin em Brasília.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.