Cazaquistão muda nome da capital para homenagear presidente que renunciou

Astana passa a se chamar Nursultan, nome de mandatário que ficou 30 anos no poder

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Palácio de Akorda, residência do presidente do Cazaquistão, na cidade que passa a se chamar Nursultan - Pavel Mikheyev - 5.mar.2019/Reuters
Astana (Cazaquistão) | AFP

O Cazaquistão renomeou a capital do país, Astana, nesta quarta-feira (20) com o nome do ex-presidente Nursultan Nazarbayev, que renunciou após 30 anos no poder.

Nazarbayev entregou a presidência ao presidente do Senado, Kasym-Jomart Tokayev, que, depois de sua posse, nesta quarta, anunciou a mudança do nome da capital para homenagear seu antecessor.

Nazarbayev, o único líder da antiga União Sovíetica que seguiu no poder sem interrupção desde a dissolução do bloco, em 1991, anunciou sua renúncia em um discurso televisionado na terça-feira.

Vinte e quatro horas depois, a agência de notícias estatal Kazinform informou que "Astana oficialmente muda seu nome para Nursultan", uma decisão adotada pelo parlamento de acordo com a proposta do novo presidente.

Em seu primeiro discurso após tomar posse no Parlamento, Tokayev oficializou a mudança de nome.

Kasym-Jomart Tokayev, 65, prestou juramento diante do Parlamento como presidente até a próxima eleição, prevista para abril de 2020.

Nursultan Nazarbayev renunciou em pronunciamento na TV - Reuters

"Ontem, o mundo foi testemunha de um acontecimento histórico", declarou o novo presidente ao final da cerimônia de posse.

Tokayev elogiou a "decisão sábia do reformista" Nursultan Nazarbayev, que estava presente na cerimônia e foi muito aplaudido por vários minutos por deputados e senadores.

"A opinião de Nazarbayev terá uma importância especial, alguns poderiam dizer prioritária, no desenvolvimento e adoção de decisões estratégicas", disse o novo presidente.

Astana, com 800 mil habitantes, cidade repleta de arranha-céus futuristas, surgiu em sua versão moderna pela vontade de Nursultan Nazarbayev, que em 1997 decidiu que esta localidade seria a capital do país no lugar de Almaty, situada 1.000 km ao sul.

A palavra "Astana" significa "capital", e já havia rumores de que a cidade poderia adotar o nome de quem a transformou e modernizou.

Nazarbayev, 78, governou o Cazaquistão a partir de 1989, quando foi designado primeiro secretário do Partido Comunista e o país ainda era uma república da União Soviética. Ainda que tenha renunciado, continuará com importante poder político graças à lei aprovada em maio de 2018 que atribui a Nazarbayev um estatuto constitucional vitalício no Conselho de Segurança e o designa "Pai da Nação".

À frente do Conselho, Nazarbayev supervisionará as forças de segurança e vai manter, de fato, o poder sobre o sucessor. Ele também permanecerá como presidente do partido Nur Otan.

"Sigo com vocês. As necessidades do país e do povo são minhas preocupações", afirmou na terça-feira Nazarbayev no discurso em que anunciou sua renúncia.

Além disso, sua filha, Dariga Nazarbayeva, 55, foi eleita nesta quarta-feira como presidente do Senado para substituir Tokayev, que ocupará a presidência interina do país até a próxima eleição presidencial, em abril de 2020.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.