Comunidade muçulmana na Nova Zelândia é pequena, mas está em crescimento

Christchurch, cidade onde ataques ocorreram, foi a primeira a receber imigrantes muçulmanos no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Cerca de 1% da população da Nova Zelândia se identifica como muçulmano, de acordo com o censo do governo de 2013, o mais recente disponível. São 46.149 pessoas em um total de 4,7 milhões de habitantes.

Este número é quase 30% maior do que o apontado pelo levantamento anterior, realizado em 2006, quando pouco mais de 36 mil pessoas se diziam muçulmanas.

É uma grande diferença em relação à religião cristã, que concentra quase 2 milhões de fieis no país, sendo a maioria católica.

Mapa mostra a localização de Christchurch, Nova Zelândia
Mapa mostra a localização de Christchurch, Nova Zelândia - Reprodução/Google

No entanto, as vertentes do cristianismo (católicos, anglicanos, presbiterianos, metodistas e os que não se identificam com nenhuma delas) têm atraído cada vez menos religiosos. O último censo registrou uma queda de 6% entre 2006 e 2013.

Os primeiros muçulmanos chegaram ao país na metade do século 19: eram uma família anglo-indiana que se assentou na região de Christchurch, local dos ataques desta sexta (15), em 1854.

Ataques a tiros em duas mesquitas na cidade deixaram 49 mortos e ao menos 48 feridos por disparos, inclusive crianças.

Na primeira metade do século 20, a Nova Zelândia assistiu à chegada de muçulmanos do sul da Ásia e do leste europeu, mas a explosão da imigração muçulmana só se daria a partir da década de 1970, com migrantes provenientes das ilhas Fiji.

Mais recentemente, nas décadas de 1990 e 2000, refugiados muçulmanos de países em guerra, como Iraque e Afeganistão, alocaram-se nas ilhas que compõem a Nova Zelândia.

A maior parte dos muçulmanos da Nova Zelândia são imigrantes da Ásia (26,9%), seguidos dos nascidos no próprio país, que formam pouco mais de um quarto do total. A outra metade é composta por cidadãos do Oriente Médio e da África, e, finalmente, por uma minoria advinda das ilhas do Pacífico.

Christchurch, a terceira maior cidade do país em população (404 mil pessoas), viria a ter o primeiro local de reza muçulmana em 1977. É também a terceira localidade no número de muçulmanos, de acordo com o Journal of Muslim Minority Affairs, periódico acadêmico que estuda as minorias muçulmanas. A maioria se concentra em Auckland, o centro financeiro, e Wellington, a capital.

Christchurch (Igreja de Cristo, em tradução livre) é a cidade mais antiga do país —sua fundação data de 1856. Foi nomeada a partir de uma igreja da diocese de Oxford, na Inglaterra, a catedral de Christ Church.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.