Descrição de chapéu Brexit

Donald Trump critica Theresa May pela má condução do brexit

Contudo, afirmou que espera boa relação comercial com o Reino Unido após a saída da ilha da UE

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou nesta quinta (14) a maneira com a qual a primeira-ministra britânica, Theresa May, tem lidado com o brexit.

"Estou surpreso com o quão mal tudo saiu do ponto de vista das negociações", disse Trump a repórteres no Salão Oval da Casa Branca, momentos antes de se reunir com o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar.

Trump, que encontrou com May em julho de 2018, em visita à Inglaterra, disse que lhe deu ideias sobre como negociar a saída do Reino Unido e afirmou que ela poderia ter sido bem-sucedida.

Contudo, "ela não deu ouvidos a isso, e tudo bem. Mas acho que [o brexit] poderia ter sido negociado de uma maneira diferente, francamente", completou. 

O presidente americano, Donald Trump, fala em encontro com Leo Varadkarat, primeiro-ministro irlandês - SAUL LOEB/AFP

O republicano afirmou que planeja ficar fora das negociações do brexit. Contudo, afirmou esperar um acordo comercial com o Reino Unido após a saída do bloco. "O potencial é ilimitado."

Ele disse ainda que um novo referendo seria injusto para quem votou pelo desligamento da ilha da União Europeia, horas antes de o Parlamento inglês vetar esta possibilidade.

Sentado ao lado de Trump, o primeiro-ministro irlandês disse que esperava discutir o brexit com o americano, e que gostaria de ver um acordo comercial entre a Europa e os Estados Unidos. 

Os comentários de Trump vem no momento em que o Parlamento britânico vota se pede ou não um adiamento na saída do Reino Unido da União Europeia, marcado para o dia 29 de março.

Legisladores se comprometeram a manter o país no bloco a menos que um acordo de divórcio seja aprovado. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.