EUA voltam a rejeitar restrições a voos com Boeing que caiu na Etiópia

Autoridade de aviação afirma que 'revisão urgente' da aeronave não aponta indícios para proibição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | Reuters

A autoridade de aviação dos EUA (FAA) decidiu nesta terça-feira (12) não impor restrições a voos que utilizem o modelo Boeing 737 MAX, como o que caiu no domingo na Etiópia, matando 157 pessoas.

Em nota, a FAA informou que uma “revisão urgente" dos 737 MAX não evidenciou “questões de performance sistêmicas” e não sustenta a necessidade de deixar as aeronaves no solo. 

A nota da FAA disse ainda que nenhuma autoridade de aviação de outros países “nos forneceu informações que garantiriam a tomada de ação”.

Com isso, empresas como American Airlines, Southwest e United Airlines mantêm as unidades operacionais.

Mais cedo, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou em redes sociais que os aviões se tornaram “complexos demais para voar”. 

“Os pilotos não são mais necessários, e sim cientistas da computação do MIT”, acrescentou, referindo-se ao prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts, mas sem se referir à Boeing ou aos 737 MAX.

Nesta terça, a Agência de Segurança de Aviação da União Europeia (Easa) proibiu todas as operações com aviões Boeing 737 MAX 8 e 9. 

A EASA reúne 32 países do continente, incluindo Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, 
Noruega, Suécia e Suíça. 

Vários outros países decidiram proibir o modelo em seu espaço aéreo, como Malásia, Austrália, Cingapura e Omã. Na segunda (11), China e Indonésia determinaram às empresas que operam em seus países que 
deixem de utilizá-lo. 

No Brasil, pousos, decolagens e sobrevoos do 737 MAX continuam liberados. A Gol, única empresa nacional que possui unidades do modelo, anunciou na noite de segunda que deixará de utilizá-lo temporariamente.

O modelo esteve envolvido em dois acidentes nos últimos cinco meses. O último deles, no domingo (10), matou 157 pessoas na Etiópia. Outro, em outubro, deixou 189 mortos na Indonésia.

Ao menos 25 companhias aéreas decidiram suspender os voos com o 737 MAX, segundo o jornal The New York Times. Após o acidente de domingo, passageiros publicaram questionamentos em redes sociais sobre a segurança da aeronave. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.