Descrição de chapéu Venezuela

Jornalista polonês é espancado na Venezuela

Tomasz Surdel teria sido detido pelas forças especiais do regime Maduro na quarta e libertado nesta sexta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

O jornalista polonês Tomasz Surdel foi espancado pela Faes (Força de Ações Especiais, órgão ligado ao Executivo) numa rua do bairro de Bello Monte, em Caracas, enquanto entrevistava moradores. Bello Monte é um local tradicional de protestos na capital da Venezuela.

A notícia foi divulgada pelo jornal El Nacional e confirmada pelo setor de comunicação da Assembleia Nacional, que divulgou a foto.

O jornalista polonês Tomasz Surdel, após ser espancado em Caracas
O jornalista polonês Tomasz Surdel, após ser espancado em Caracas - Sindicato dos Trabalhadores de Imprensa da Venezuela/Divulgação

“Me espancaram com algo duro e principalmente na cara e na cabeça. Colocaram minha cabeça num saco plástico e, quando o tiraram, estavam apontando uma arma na minha cara. Fizeram que iam atirar, mas a arma estava descarregada. Me empurraram e me jogaram no chão”, disse o jornalista ao El Nacional, acrescentando que seus agressores estavam encapuzados.

A Faes tem sido a força mais utilizada na repressão nas ruas da cidade. Seus oficiais não pertencem ao Exército, andam sempre mascarados e sem identificação.

Surdel teria sido preso na última quinta-feira (14) e liberado nesta sexta.​ Não há detalhes sobre seu estado de saúde.

O jornal para o qual trabalha o jornalista, o Gazeta Wyborcza, lançou um comunicado denunciando os ataques a seu profissional, que estava no país há dois meses.

Dirigido à embaixada da Polônia em Caracas, o comunicado pede “intervenção urgente” das autoridades diplomáticas polonesas para que peçam explicação à ditadura venezuelana sobre o incidente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.