Descrição de chapéu The Washington Post Venezuela

Maduro prolonga feriado de Carnaval; em protesto, venezuelanos vão trabalhar

Muitos afirmam reconhecer Juan Guaidó como presidente e, por isso, ignoraram o feriado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alex Vasquez
Caracas | The Washington Post

Nesta quinta-feira (28), os negócios de sempre em Caracas não pareciam nada disso.

A maioria dos venezuelanos na capital foi trabalhar, num desafio silencioso à súbita ordem do ditador Nicolás Maduro para que o feriado do Carnaval começasse nesta quinta, e não na próxima semana.

Sapateiro faz reparos em tênis em uma rua de Caracas, na Venezuela
Sapateiro faz reparos em tênis em uma rua de Caracas, na Venezuela, na quinta-feira (28); apesar do feriado de Carnval ter sido antecipado pelo ditador Nicolás Maduro, muitos venezuelanos trabalharam normalmente - Yuri Cortez/AFP

"O povo tem direito à alegria, a se reunir, dançar e viver", disse ele em um pronunciamento pela televisão na semana passada. Mas padarias, quiosques, oficinas e restaurantes estavam funcionando.

Ônibus e o tráfego habitualmente reduzido percorriam as principais avenidas.

Mulheres e homens em trajes formais se apressavam para trabalhar no bairro empresarial de Altamira, e uma longa fila de clientes esperava para comprar artigos como fubá e café no quiosque de José Márquez, no bairro de Manzanares.

"Estamos abertos e vamos abrir amanhã, porque essa decisão não foi tomada pelo presidente. Nosso presidente é outro. Nosso presidente é Juan Guaidó", disse Carlos Vergara, que dirige um pet-shop no sudeste de Caracas. 

Guaidó, o líder de 35 anos da Assembleia Nacional, dominada pela oposição, está lutando com Maduro sobre quem é o legítimo chefe de Estado.

Ele foi reconhecido como presidente em exercício por mais de 50 países, mas Maduro mantém a lealdade dos militares e, portanto, o poder. 

A aposta de Guaidó de levar ajuda humanitária ao país foi violentamente reprimida por apoiadores de Maduro no último fim de semana.

Mas a ascensão do jovem advogado criou confiança e otimismo na oposição como não se via há anos e na quinta-feira eles demonstraram seu apoio apenas indo trabalhar. 

Em uma grande agência de publicidade no bairro comercial de Sabana Grande, os empregados apareceram apesar do aviso formal da direção de que quinta e sexta-feira seriam feriado.

Eles deixaram desligadas as luzes da vitrine e da placa na fachada para evitar assédio do governo. 

"Um funcionário do departamento de recursos humanos veio ao nosso escritório e perguntou: 'Quem é o presidente de vocês?' e todos respondemos: 'Guaidó'", disse Daniela García, 22, que escreve e produz comerciais na empresa. "Não podemos reconstruir nosso país sem trabalhar." 

Na fila no quiosque em Manzanares, Elizabeth Romero disse que Maduro não pode comprar afeto com dias de folga.

"Maduro só quer que as pessoas esqueçam que ele queimou a ajuda humanitária, mas a crise piora a cada dia e sua resposta é não trabalhar? É por isso que ele tem de sair", disse ela.

Outros na fila desviaram o olhar dos celulares para concordar e manifestar apoio.

Tradução de Luiz Roberto Mendes Gonçalves  

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.