Na Venezuela, Maduro acusa Guaidó de complô para assassiná-lo

Ditador acusa o líder da oposição, Juan Guaidó, de comandar ação com ajuda de fundos venezuelanos bloqueados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ditador venezuelano Nicolás Maduro durante pronunciamento neste sábado (23), em Caracas
O ditador venezuelano Nicolás Maduro durante pronunciamento neste sábado (23), em Caracas - Juan Barreto/AFP
Caracas | AFP

O ditador venezuelano Nicolás Maduro acusou neste sábado (23) o líder da oposição Juan Guaidó e seu partido político de um complô fracassado para assassiná-lo.

"O fantoche diabólico acabou de desmantelar um plano, que ele pessoalmente dirigiu, para me matar", disse, diante de milhares de chavistas que marcharam para o palácio do governo em Caracas, referindo-se a Guaidó.

Presidente da Assembleia Nacional, Guaidó é reconhecido por mais de 50 países como presidente interino da nação.

Maduro ainda pontuou em seu discurso que o partido de Guaidó, Vontade Popular, descrito pelo ditador como "grupo terrorista", teria manejado milhões de dólares nesta suposta conspiração. "Não vamos perder o pulso para que esses criminosos sejam presos um a um", advertiu.

Ele assegura que os fundos venezuelanos bloqueados por Washington e entregues ao líder parlamentar são para financiar o complô que, segundo o ministro da Comunicação, Jorge Rodríguez, incluiu "assassinatos seletivos" e "sabotagem" aos serviços públicos.

Mais cedo, Rodriguez disse em comunicado televisionado que "informações de inteligência" revelaram "assassinos contratados" recrutados em El Salvador, Guatemala e Honduras, que foram enviados para a vizinha Colômbia para entrar na Venezuela.

O ministro divulgou capturas de tela de supostas conversas via WhatsApp entre Marrero e Guaidó, em que teriam coordenado o uso de US$ 1 bilhão, vindo de fundos bloqueados por sanções, para financiar grupos irregulares com o apoio do governo do presidente colombiano Iván Duque.

Ao reafirmar a denúncia de Rodríguez, Maduro anunciou que um chefe paramilitar colombiano foi capturado na Venezuela e que seu depoimento apresenta "provas". Rodríguez o identificou como Wilfrido Torres.

Guaidó pede à comunidade internacional que mantenha a pressão contra o regime de Maduro com sanções internacionais. Segundo Rodriguez, as ações levaram ao bloqueio de cerca de US$ 30 bilhões.

No sábado (23), ele disse que não será intimidado, referindo-se à detenção de Marrero.

No que chama de "Operação Liberdade", o líder da oposição percorre o país para preparar uma mobilização nacional em direção ao palácio presidencial de Miraflores, em data a ser definida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.