Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Presos, repressores da ditadura de Pinochet pedem encontro com Bolsonaro

Condenados por violações de direitos humanos querem mostrar ao brasileiro 'situação em que se encontram'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Santiago

Raúl Meza Rodríguez, advogado de repressores do período militar chileno (1973-1990), encaminhou ao presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, nesta sexta-feira (22), uma carta pedindo que ele faça uma visita ao presídio de Punta Peuco, onde os ex-militares estão presos. 

Eles foram condenados por diversas violações de direitos humanos durante o período pinochetista. Na carta, pedem que Bolsonaro vá "observar a situação em que se encontram, na qualidade de militar".

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (segundo, da esq. para a dir.), ao lado dos presidentes de Colômbia, Chile e Argentina
O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (segundo, da esq. para a dir.), ao lado dos presidentes de Colômbia, Chile e Argentina - Rodrigo Garrido/Reuters

Mencionam a intenção de apresentar ao brasileiro um relatório sobre as doenças que têm e os casos de condenados idosos que pediram para deixar a prisão devido à idade, mas que não obtiveram indulto nem no governo de Michelle Bachelet nem no de Sebastián Piñera.

"Presidente Bolsonaro, queremos dizer-lhe que os soldados liderados pelo general Pinochet e que impediram o Chile de se transformar numa nova Cuba, enfrentando o terrorismo, hoje são perseguidos políticos, condenados a viver encarcerados pelo resto da vida e morrer sem dignidade e longe de seus seres queridos."

O pedido não teve resposta por parte da Presidência do Brasil. Bolsonaro está no Chile para a fundação do Prosul, bloco que vai reunir “países democráticos que praticam o livre-comércio”, nas palavras de Sebastián Piñera, presidente do Chile, e pressionar a Venezuela para que se redemocratize.

Ao desembarcar em Santiago, o presidente disse que não tinha ido ao Chile para falar de Pinochet.

"Tem gente que gosta dele, tem gente que não gosta. O regime militar aqui foi muito parecido ao do Brasil", disse Bolsonaro. 

"Eu acho que essa questão da dita ditadura aqui no Cone Sul tem que ser levada à luz da verdade. Nós chegamos a uma conclusão e pacificamos. Não podemos dar voz à esquerda, que sempre tem um lado, para dizer que aquele lado estava certo e não o outro.” 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.