Tornado mata ao menos 23 no Alabama, EUA

Outras 50 pessoas ficaram feridas; ventos atingiram velocidade de 273 km/h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Beauregard (Alabama) | AFP e Reuters

Um tornado matou ao menos 23 pessoas e feriu mais de 50 no Alabama, estado ao sudeste dos Estados Unidos. Os fortes ventos atingiram o condado de Lee neste domingo (3), chegando a 273 km/h.

Foto tirada por morador mostra tornado se aproximando de Dothan, Alabama
Foto tirada por morador mostra tornado se aproximando de Dothan, Alabama - Justin Merritt-3.mar.19/Instagram/AFP

De acordo com informações da emissora MSNBC, há pelo menos uma criança de oito anos morta. Já o jornal New York Times reportou outros três óbitos infantis: uma criança de seis anos, outra de nove e outra de dez. O número de vítimas deve subir nas próximas horas, já que há dezenas de desaparecidos.

“É quase como se alguém pegasse uma faca gigante e rasgasse o chão. Há lajes onde antes havia casas, destroços em todos os lugares, árvores rompidas", disse o xerife do condado, Jay Jones. “Nunca vi este nível de destruição na minha experiência.”

A tempestade atingiu a metade da escala de cinco pontos Fujita, usada por meteorologistas para medir a força de tornados. Este foi o tornado que mais fez vítimas desde 2013 no país, quando uma forte tempestade matou 24 pessoas em Oklahoma.

Imagens de TV e fotografias no Twitter de quem presenciou o fenômeno mostram um cenário desolador: postos de gasolina destruídos, torres de eletricidade e de telefonia celular no chão e casas com telhados aos pedaços.

Mais de 6 mil residências no Alabama ficaram sem energia elétrica, e 16 mil casas tiveram interrupções no fornecimento de energia no estado vizinho da Geórgia.

No Twitter, no domingo (3) à noite, o presidente Donald Trump se dirigiu às vítimas e suas famílias: “Por favor, tomem cuidado e fiquem seguros. Tornados e tempestades foram realmente realmente violentos e mais pode estar a caminho”.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.