Bomba escondida entre sacos de batatas deixa 16 mortos no Paquistão

Ataque aconteceu no mercado de Hazarganji, em Quetta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ataque a bomba em mercado de Quetta, no Paquistão - Naseer Ahmed - 12.abr.19/Reuters
Quetta | Reuters

Uma bomba escondida entre sacos de batatas em um mercado na área de Hazarganji, em Quetta, no Paquistão, matou ao menos 16 pessoas. Metade das vítimas, segundo autoridades, era de etnia hazara. Outras 30 pessoas ficaram feridas.

O ataque ocorreu após um período de pelo menos um ano sem ataques contra os hazaras, embora tenha havido tiroteios isolados.

"Até o momento, tenho confirmação de 16 mortes, oito pertencem à comunidade de Hazara, sete que trabalhavam aqui e um policial da fronteira", disse Abdul Razzaq Cheema, vice-inspetor geral de Quetta.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque até o momento.

Os hazaras têm sido frequentemente alvo de militantes do Taleban, do Estado Islâmico e de outros grupos militantes sunitas, tanto no Paquistão quanto no Afeganistão.

Em 2013, três bombardeios mataram mais de 200 pessoas em comunidades de hazaras.

Após uma série de ataques, as forças de segurança começaram a escoltar os ônibus de hazaras até o mercado comumente frequentado pela etnia. Nesta sexta-feira (12), o mesmo procedimento foi seguido, mas a explosão ocorreu no interior do estabelecimento.

Quetta, capital da província do Baluchistão, na fronteira com Afeganistão e Irã, é um dos locais mais conflituosos e pobres do Paquistão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.