FHC lamenta morte de ex-presidente do Peru investigado na Lava Jato

Alan García se suicidou após receber ordem de prisão por caso Odebrecht

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os dois homens estão sentados em um palco, vestem ternos; FHC fala ao microfone e Alan Garcia o observa enquanto sorri
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso participou de painel ao lado de Alan García (esq.), à época presidente do Peru, durante a 68ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa, em 2012 - Ze Carlos Barretta/Folhapress
São Paulo

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que Alan García "não resistiu à maré corruptora" e classificou o ex-presidente do Peru, que se suicidou na quarta-feira (17), como populista.

García, 69, era acusado de envolvimento no escândalo da empreiteira brasileira Odebrecht, que declarou ao Departamento de Justiça americano ter pago US$ 29 milhões em propinas e caixa 2 no Peru.

FHC relembrou que García foi seu aluno quando lecionava na França. 

"Ou restabelecemos a simplicidade no viver e o respeito à lei ao governar, ou há risco de ditadores enganarem o povo com discursos morais enganosos" escreveu ele em uma rede social nesta quinta-feira. 

O corpo de García, que foi presidente de 1985 a 1990, e de 2006 a 2011, está sendo velado nesta quinta na sede de seu partido, o Aliança Popular Revolucionária Americana (Apra). 

O ex-presidente morreu na quarta-feira (16) em um hospital de Lima após dar um tiro contra a cabeça quando a polícia judiciária anunciou uma ordem por sua prisão por 10 dias por um caso de suposta lavagem de ativos ligado à empreiteira brasileira Odebrecht.  

arma usada tinha sido um presente da Marinha de Guerra peruana durante seu mandato. 

O governo decretou três dias de luto nacional, de 17 a 19 de abril, mas a família rejeitou qualquer homenagem.

O partido atribui o suicídio de García a uma perseguição de setores da imprensa e da promotoria responsável pelas investigações. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.