Israel libertará prisioneiros em troca de restos mortais de soldado

Zachary Baumel foi declarado desaparecido em 1982, aos 21, em conflito com o Líbano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Homem passa por anúncios da campanha do partido do premiê Netanyahu no início de abril, em rua de Jerusalém
Homem passa por anúncios da campanha do partido do premiê Netanyahu no início de abril, em rua de Jerusalém - Muammar Awad/Xinhua
Jerusalém | Reuters

​O governo de Israel vai libertar dois prisioneiros em troca dos restos mortais de um soldado do país, recuperados pelas forças especiais russas na Síria. 

Segundo as agências internacionais, a Rússia entregou este mês os restos mortais e os pertences pessoais de Zachary Baumel.

Ele tinha 21 anos quando foi declarado desaparecido, em 1982, durante ação com outros dois soldados na batalha de Sultan Yacoub, na invasão do Líbano por Israel.

"Israel decidiu libertar dois prisioneiros como um gesto de boa vontade", afirmou neste sábado (27) à Reuters uma autoridade israelense, sob condição de anonimato.

O funcionário não forneceu detalhes sobre a identidade dos prisioneiros e disse que a decisão de libertá-los foi feita depois que os restos mortais de Baumel foram recuperados. Ele estava respondendo relatórios da mídia israelense que disseram que os prisioneiros eram sírios. 

Procurado, um porta-voz do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não quis comentar. Autoridades russas ou sírias ainda não se pronunciaram sobre a libertação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.