Japão facilita entrada de trabalhadores estrangeiros, mas relatos de abusos persistem

Escassez de mão de obra gera disputa por empregados e aumento de horas extras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um anúncio de emprego em uma fábrica do Japão não pede experiência, mas oferece salário adiantado. Outro dá ajuda de custo para ir até a entrevista. Um terceiro se propõe a pagar a mudança do futuro funcionário e cede um apartamento semimobiliado. Todos eles pedem disponibilidade para fazer horas extras. Duas por dia, no mínimo.

A disputa por empregados é um dos sintomas da falta de mão de obra vivida por indústrias, comércios e serviços no Japão. O envelhecimento da população e a baixa taxa de natalidade reduziram o número de interessados em funções de menor qualificação, como operadores de máquinas, atendentes de caixa e cuidadores de idosos. Por falta de gente, lojas de conveniência estão deixando de atender 24 horas por dia. 

Para impedir que esse problema afete a economia, o governo do Japão criou um programa para atrair mais trabalhadores estrangeiros, que entrou em vigor em abril com planos de atrair 345 mil pessoas até 2024. Os imigrantes poderão ficar até cinco anos no país —sem trazer a família—, precisam ser aprovados em testes e entender japonês. 

Trainees do Vietnã trabalham em fábrica em Mitsuke, no Japão - Linda Sieg - 26.fev.2019/Reuters

Na sexta-feira (26), foram aprovados os dois primeiros vistos do programa, para mulheres do Camboja. O maior foco é atrair pessoas de países asiáticos, como China, Coreia do Sul e Vietnã. 

O Consulado do Japão em São Paulo disse ainda não ter informações sobre o novo tipo de visto. A embaixada japonesa está em consultas junto ao Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre como proceder.

Segundo o consulado, 196 mil brasileiros moram no Japão. Eles formam a quinta maior comunidade de estrangeiros, atrás de China, Coreia do Sul, Vietnã e Filipinas. 

O Japão é um país pouco aberto a imigrantes. Dos 66 milhões de trabalhadores, 2% são estrangeiros. O país praticamente limita a possibilidade de imigração a filhos e netos de japoneses, com exceções para profissionais com alta qualificação, como cientistas.

Para obter trabalhadores braçais estrangeiros, as empresas locais contratam por meio de um programa de trainee técnico, no qual estudantes podem ir ao Japão trabalhar por até cinco anos, renováveis por mais cinco. 

No entanto, esse programa é marcado por queixas de abusos graves. Em março, o Ministério da Justiça informou que uma investigação encontrou ao menos 759 casos de violação das regras. Há denúncias de pagamentos abaixo do mínimo legal, jornadas extenuantes e desvio de função, entre outros problemas.

O ministério também revelou que, de 2012 a 2017, 171 trainees morreram durante o programa —59 deles por doença e 17 por suicídio. Um dos que se mataram teve direito a apenas quatro folgas em um período de cem dias. 

Com as condições duras, muitos estudantes simplesmente deixam de ir trabalhar e desaparecem. Em 2018, houve 9.052 casos de abandono de emprego. No ano anterior, o número de desaparecidos foi 7.089. Em dezembro de 2018, havia 328 mil trainees técnicos estrangeiros no país, 22% a mais do que em 2017. 

O ministro da Justiça, Takashi Yamashita, prometeu agir. “Tomaremos medidas para entender melhor os antecedentes dos casos fatais”, disse, em entrevista coletiva. 

O mercado aquecido gera oportunidades para imigrantes dispostos a trabalhar por longas horas. 

“Tem bastante emprego aqui. Diariamente, vejo várias fábricas e construtoras pedindo funcionários. Elas procuram por redes sociais, por revistas, colocam anúncios em português nos lugares onde os brasileiros vão”, conta Yoski Suto, 39, que emigrou do Brasil há 22 anos e dá aulas de jiu-jítsu em Minokamu, na província de Gifu. 

Segundo brasileiros ouvidos pela reportagem, jornadas diárias entre 12 e 16 horas continuam comuns nas fábricas, embora a fiscalização do governo esteja mais rígida.

O brasileiro Evandro Oyakawa, com sua esposa, Vanessa, durante viagem a Shirakawa-go
O brasileiro Evandro Oyakawa, com sua esposa, Vanessa, durante viagem a Shirakawa-go - Arquivo pessoal

“Se a pessoa quer passear, ter qualidade de vida, juntar dinheiro, precisa fazer umas três horas extras, mais as oito do turno. Aí dá um bom salário”, diz Evandro Oyakawa, 34, que trabalha em uma fábrica de itens de banheiro e está no país há 17 anos. 

O salário inicial em fábricas fica em torno de 1.200 ienes por hora (R$ 46). 

“Já cheguei a fazer turnos de 24 horas em uma fábrica de encostos de cabeça para carros”, conta Oyakawa. “Foi porque eu pedi, não porque obrigaram. Hoje não pode mais.”

Apesar dos esforços de fiscalização, há gestores que encontram brechas. “Algumas empresas estão tentando driblar essas novas leis. Há fábricas que fazem escalas de quatro dias de trabalho, dois de folga e depois o funcionário faz um turno diferente”, diz o pastor José Galindo, 55, da igreja evangélica Dunamis, presente em quatro províncias do Japão. 

“O risco é maior para quem chega aqui sabendo pouco de japonês”, alerta.

O pastor José Galindo em igreja evangélica no Japão
O pastor José Galindo, durante celebração evangélica no Japão - Arquivo pessoal
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.