Japão inicia período excepcional de dez dias de férias no país

Fato se dá, em parte, por conta da transição imperial na próxima terça (30)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Passageiros esperam por trem na estação ferroviária de Tóquio neste sábado (27)
Passageiros esperam por trem na estação ferroviária de Tóquio neste sábado (27) - Kazuhiro Nogi/AFP
Tóquio (Japão) | AFP

​O Japão inicia neste sábado (27) um período excepcional de dez dias de férias no país. O fato se dá em parte devido à transição imperial, resultando em aeroportos lotados e longas filas nos caixas eletrônicos.

O arquipélago se prepara para a abdicação do imperador Akihito na próxima terça-feira (30). No dia seguinte (1º), seu filho mais velho e herdeiro, Naruhito, vai subir ao trono. 

Os japoneses, que têm a reputação de trabalhar muito, combinarão os dois feriados deste evento com a tradicional "semana dourada" de vários dias de descanso. 

Muitos estavam se preparando para as cerimônias nacionais organizadas em todo o país, enquanto outros aproveitaram a oportunidade para viajar.

Em Narita, o principal aeroporto da capital, espera-se um número recorde de 60.700 viajantes com destino ao exterior, segundo a rede pública NHK.

Longas linhas também se formaram para o trem de alta velocidade Shinkansen na estação de Tóquio, enquanto as rodovias transbordavam de veículos que saíam da capital.

Segundo a operadora turística japonesa JTB, o número de viajantes deve alcançar 24,67 milhões (dentro e fora do país) nesse período, um recorde.

Com os bancos fechados até 6 de maio, o dinheiro começou a esgotar-se nos caixas eletrônicos, em um país que ainda prefere dinheiro ao cartão.

Mas nem todos estão felizes com essas férias extraordinárias, e houve quem se queixasse da falta de acesso a serviços públicos e banheiros ou de não ter onde deixar as crianças por causa dos feriados.

"Confesso que com 10 dias de férias seguidos não sei muito bem o que fazer", declara Seishu Sato, de 31 anos, que trabalha com finanças em Tóquio. "Poderia viajar mas haverá muita procura em todos os lugares e será caro. Provavelmente vou acabar indo para a casa dos meus pais".

De acordo com uma pesquisa do jornal Asahi Shimbun, 45% dos japoneses não "se sentem felizes" com tantos dias de férias. Só 35% estão "satisfeitos", ainda segundo a pesquisa.

Os cidadãos do país não têm o costume de tirar férias. Segundo o Ministério do Trabalho, de uma média de 18 dias concedidos aos empregados no ano passado, apenas nove foram usados.

Os que terão que trabalhar também estão preocupados. "Para os pais empregados no setor de serviços (restaurantes, por exemplo) é um quebra-cabeças. As creches, tudo está fechado", lamenta um internauta no Twitter.

A maioria dos comércios permanecerá, por outro lado, aberta, uma boa notícia para a terceira economia mundial, embora se espere um impacto limitado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.