Parlamento britânico interrompe sessão por causa de goteira

Palácio de Westminster tem mais de um século e sofre de problemas de manutenção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

O Parlamento do Reino Unido foi forçado a interromper suas atividades mais cedo nesta quinta (4) após um vazamento de água no Palácio de Westminster causar uma goteira na sala do plenário.

Deputados debatiam política tarifária quando a goteira começou a pingar em cima da área de imprensa, forçando o vice-presidente da casa, Lindsay Hoyle, a suspender a sessão. 

Lindsay Hoyle (centro), vice-presidente da Câmara dos Comuns, interrompe sessão parlamentar por causa de goteira no Palácio de Westminster
Lindsay Hoyle (centro), vice-presidente da Câmara dos Comuns, interrompe sessão parlamentar por causa de goteira no Palácio de Westminster - HO/PRU/AFP

"Eu espero conseguir terminar meu discurso antes que a chuva nos interrompa. Me parece um símbolo das muitas pessoas que pensam que o Parlamento está quebrado", disse o deputado Justin Madders, competindo com o som da água que caía.

A insatisfação dos britânicos com o Parlamento tem crescido nas últimas semanas após uma série de votações e impasses aprofundarem a incerteza do brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia.

A sessão foi encerrada duas horas antes do previsto.

As partes mais antigas do Palácio de Westminster foram construídas em 1907. O prédio tem enfrentado problemas de manutenção por décadas e frequentemente é objeto de obras e reparações. 

Grande parte do acabamento da fachada exterior está caindo e atualmente é protegido por andaimes. 

Há planos para uma restauração que custaria bilhões de libras, mas as obras exigiriam que o Legislativo fosse temporariamente transferido para outro prédio, uma medida impopular entre vários parlamentares.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.