Trump anuncia demissão de secretária de Segurança Nacional

Kirstjen Nielsen era uma das principais defensoras da política anti-imigração do governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (7) que a secretária de Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen, uma das principais defensoras da política migratória do governo, deixará o cargo.

"A secretária de Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen, deixará seu posto, e quero agradecer-lhe por seus serviços", publicou Trump em sua conta no Twitter. Ele acrescentou que o comissário de Alfândega e Proteção Fronteiriça, Kevin McAleenan, atuará como secretário interino.

nielson com cara triste em frente a bandeira americana
Kirstjen Nielsen, secretária de Segurança Nacional que entregou o cargo no sábado - Leah Millis/Reuters

Nielsen ingressou no governo Trump em janeiro de 2017 como assistente do primeiro secretário de Segurança Nacional da administração republicana, John Kelly.

Quando Kelly foi para a Casa Branca como chefe de gabinete, em julho daquele ano, Nielsen o acompanhou como sua vice, mas voltou como titular da secretaria de Segurança Nacional poucos meses depois.

No cargo, ela se tornou a face da política anti-imigração de Trump e ficou conhecida por defender a controversa decisão de separar pais e filhos imigrantes. Nielsen era constantemente hostilizada por manifestantes contrários à medida.

A relação entre Nielsen e o presidente sempre foi conflituosa, com queixas constantes do presidente sobre o desempenho da secretária. Ela, no entanto, sempre se manteve leal. 

Quando o presidente declarou emergência nacional para assegurar o financiamento da construção do muro entre Estados Unidos e México, no mês passado, ela defendeu a medida.

A demissão da secretária se soma à longa lista de defecções nos pouco mais de dois anos de governo Trump, que tem sido marcado pela alta rotatividade no alto escalão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.