Descrição de chapéu Governo Trump

Trump demite chefe do Serviço Secreto após saída de secretária

Randolph Alles será substituído a partir de maio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O diretor do Serviço Secreto dos EUA, Randolph Alles - Andrew Caballero-Reynolds - 26.out.18/AFP
Washington | AFP e Reuters

O presidente Donald Trump demitiu o diretor do Serviço Secreto dos EUA, unidade policial encarregada da proteção do presidente e de outras autoridades do governo, afirmou a Casa Branca nesta segunda-feira (8). 

Segundo a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, Randolph Alles será substituído por James M. Murray, membro de carreira do serviço, a partir de maio. 

Alles "fez um ótimo trabalho na agência nos últimos dois anos, e o presidente está grato por seus mais de 40 anos de serviços ao país", afirmou Sanders em nota.

De acordo com o New York Times, Trump está promovendo um expurgo no Departamento de Segurança Nacional, com ao menos outras duas demissões previstas: L. Francis Cissna, chefe do Serviço de Imigração e Cidadania, e John Mitnik, conselheiro-geral do Serviço Secreto.

No sábado (6), Trump anunciou a saída da secretária de Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen, uma das principais defensoras da política migratória do governo. Ela foi substituída interinamente pelo comissário de Alfândega e Proteção Fronteiriça, Kevin McAleenan.

As demissões se somam à longa lista de defecções nos pouco mais de dois anos de governo Trump, que tem sido marcado pela alta rotatividade no alto escalão.

Ainda de acordo com o NYT, Alles foi demitido em parte em relação ao incidente em que uma mulher chinesa foi presa no resort de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, expondo o problema de segurança no local.

Em mensagem a agentes, Alles negou ter sido demitido e disse que sua saída faz parte de uma série de mudanças no âmbito do Departamento de Segurança Interna que vinham sendo articuladas há várias semanas. 
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.