Descrição de chapéu Governo Trump

Trump veta resolução que determinava fim de envolvimentos dos EUA em conflito no Iêmen

Trata-se do segundo veto da Presidência do republicano a uma medida aprovada pelo Congresso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | Reuters

O presidente Donald Trump vetou nesta terça-feira (16) resolução do Congresso que determinava o fim do envolvimento dos EUA no conflito no Iêmen, afirmou a Casa Branca.

"Essa resolução é uma tentativa perigosa e desnecessária de enfraquecer minhas autoridades constitucionais, colocando em risco as vidas de cidadãos e militares americanos, tanto hoje como no futuro", afirmou Trump na mensagem de veto.

Trata-se do segundo de seu mandato. O primeiro, em março, derrubou resolução que barrava sua declaração de emergência nacional nos Estados Unidos para construir um muro na fronteira com o México.

O texto, aprovado pela Câmara dos Representantes em abril e pelo Senado em março, marca a primeira vez que ambas as casas apoiaram uma resolução sobre os Poderes de Guerra, que limita o poder do presidente de enviar tropas para um conflito.

A contagem de votos —247 a 175 na Câmara e 54 a 46 no Senado— não seria suficiente para derrubar o veto presidencial, que exige uma maioria de dois terços em ambas as casas. 

Apoiadores da medida afirmam que a campanha liderada pela Arábia Saudita contra o Iêmen piorou a crise humanitária no país e criticam Riad pela morte de civis. 

A Arábia Saudita é um dos principais aliados dos EUA no Oriente Médio.

Eles afirmam ainda que o envolvimento americano no Iêmen viola o requisito constitucional de que o Congresso, e não o presidente, deve determinar quando o país vai à guerra. 

O Iêmen vive há quatro anos uma guerra civil que colocou em polos opostos a coalizão saudita contra rebeldes houthis apoiados pelo Irã e já matou dezenas de milhares de pessoas.

A ONU disse que o país enfrenta a pior crise humanitária no mundo, com a população à beira da fome. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.