Alemães protestam contra o nacionalismo a menos de uma semana de eleições europeias

Atos deste domingo (19) ocorrem após reunião de líderes de direita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim (Alemanha) | AFP

Milhares de pessoas protestam neste domingo (19) em cidades da Alemanha, incluindo Berlim e Frankfurt, em favor da Europa e contra o nacionalismo, a menos de uma semana das eleições para o Parlamento Europeu.

Em Berlim, 20 mil manifestantes, segundo os organizadores, marcharam pelo centro da capital, da icônica Alexanderplatz à Coluna da Vitória, no parque Tiergarten.

Os desfiles também reuniram milhares de pró-europeus em Frankfurt (14 mil, de acordo com a polícia), Hamburgo, Colônia e Munique.

As manifestações fazem parte da jornada de mobilização europeia "contra o nacionalismo" em vários países, convocada por mais de 250 organizações, incluindo Attac, Pro Asyl e Campact.

Em Viena, onde a coalizão governista entre conservadores e extrema direita sofreu uma derrota neste fim de semana, cerca de 2.500 pessoas se manifestaram, segundo a polícia; 6.000, de acordo com os organizadores.

Já no sábado (18), milhares de manifestantes se reuniram em frente à sede do governo para exigir novas eleições após o escândalo envolvendo o FPÖ, de extrema direita, cujo vice-premiê, Heinz-Christian Strache, foi forçado a renunciar.

As eleições europeias de 26 de maio, que provavelmente serão marcadas por uma alta abstenção e bons resultados para as formações nacionalistas, decidirão "a futura direção da União Europeia", segundo o slogan dos manifestantes alemães, que chamaram os europeus a "lutar contra o nacionalismo e por uma Europa democrática, pacífica e unida". 

"Manifesto-me para alertar que o que os governos estão fazendo na Hungria, na Polônia, na República Tcheca, e talvez mais tarde na Alemanha, é muito perigoso", disse Marius Schlageter, 27. Para ele, "vivemos em um mundo global, com problemas globais, que devem receber respostas globais".

Renate Foigt, 74, faz parte de um coletivo de Avós contra a Direita. "Estou aqui porque não quero reviver o que um sistema nacional-socialista já causou na minha vida. Isso jamais deve acontecer novamente."

Em um país onde Os Verdes têm avançado, mas onde a extrema direita defende ideias céticas quanto ao clima, os simpatizantes ecologistas se mobilizaram em grande número, exibindo cartazes com inscrições como "o clima não conhece fronteiras" ou "as abelhas não votam, mas você, sim!".

Artistas, incluindo o escritor alemão Ingo Schulze e o diretor polonês Pawel Lysak, devem discursar nesta tarde no Portão de Brandemburgo.

Os partidos nacionalistas, que organizaram no sábado (18) em Milão um grande evento contra a imigração, o islã e a "oligarquia" de Bruxelas, esperam fazer do grupo Europa das Nações e Liberdades (ENL) a terceira força do Parlamento Europeu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.