Descrição de chapéu Brexit

Boris Johnson seria excelente premiê britânico, diz Trump

Declarações são dadas ao tabloide The Sun dias antes de presidente americano visitar Londres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (31) que o ex-ministro britânico das Relações Exteriores Boris Johnson seria um premiê "excelente", dias antes de sua visita de Estado ao Reino Unido.

Ao ser entrevistado pelo jornal britânico The Sun sobre os 12 aspirantes ao cargo de Theresa May, que abandonará Downing Street no próximo dia 7 de junho após não ter conseguido concluir a negociação do brexit, Trump falou: "Boris faria um ótimo trabalho. Acredito que seria excelente".

"Sempre gostei dele. Não sei se vai ser eleito, mas acredito que é um ótimo cara, uma pessoa muito talentosa."

Na última quarta-feira (29), um tribunal de Londres convocou Johnson a prestar depoimento. Ele é acusado de ter mentido deliberadamente durante a campanha do referendo de 2016 sobre o brexit.

O parlamentar Boris Johnson deixa sua casa em Londres - Tolga Akmen - 30.maiAFP

Trump revelou que vários candidatos na disputa pela liderança do Partido Conservador britânico pediram seu apoio, mas não citou nomes.

Figura-chave da campanha pró-brexit, Johnson disse estar disposto a tirar o Reino Unido da União Europeia "com ou sem acordo".

Na entrevista, Trump voltou a criticar a gestão de May nas negociações do brexit e avaliou que o Reino Unido permitiu que a UE "mantivesse o controle".

"É muito difícil jogar bem quando um dos lados tem todas as vantagens. Disse a Theresa que tinha que desenvolver sua própria munição."

May, que receberá Trump na terça-feira (4), chegou a um acordo de divórcio com a UE em novembro, mas o pacto foi rejeitado em três ocasiões pelo Parlamento britânico, o que a obrigou a adiar a data da saída, agora prevista para 31 de outubro.

Johnson, que já foi prefeito de Londres, é o atual favorito dos militantes de base do Partido Conservador para suceder May, apesar da resistência dos deputados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.