Ciclone deixa mais de 40 mortos e milhares de desabrigados no sul da Ásia

Leste da Índia e Bangladesh foram mais afetados; ventos chegaram a 200 km/h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Indianos bloqueiam estrada entre as cidades de Puri e Bhubaneswar neste domingo (5), exigindo materiais de socorro para ajudar vítimas do ciclone Fani
Indianos bloqueiam estrada entre as cidades de Puri e Bhubaneswar neste domingo (5), exigindo materiais de socorro para ajudar vítimas do ciclone Fani - Dibyangshu Sarkar/AFP
Puri (Índia) | Reuters e AFP

Ao menos 42 pessoas morreram e centenas de milhares de pessoas ficaram desabrigadas após a passagem do ciclone Fani passar pela região sul da Ásia neste final de semana. As informações foram divulgadas por autoridades locais neste domingo (5).

Entre os locais mais afetados estão o leste da Índia, onde até o momento 29 pessoas morreram no estado de Odisha, e Bangladesh, que contabiliza 13 mortos.

Fani chegou a atingir velocidade de 200 km/h e provocou destruição por onde passou, danificando telhados, linhas de energia e telecomunicações. 

A cidade indiana de Puri, que estava no caminho de Fani e sofreu grandes danos com a ventania, que também chegou a arrancar árvores.

Moradores observam no sábado (4) casas destruídas em Khulna, Bangladesh, após passagem do ciclone Fani pelo país
Moradores observam no sábado (4) casas destruídas em Khulna, Bangladesh, após passagem do ciclone Fani pelo país - Munir Uz Zaman/AFP

Relatórios preliminares apontam que Fani danificou infra-estrutura de energia no valor de mais de 12 bilhões de rúpias (US$ 173,7 milhões). As autoridades já estão tentando restaurar o fornecimento de eletricidade para serviços de emergência, disse outra autoridade.

Ainda segundo fontes locais, o número de mortos poderia ter sido muito maior se não fosse pela evacuação em massa nos dias que antecederam a tempestade.

A depressão em relação ao oeste de Meghalaya e adjacente a Bangladesh enfraqueceu o ciclone, que se tornará insignificante nas próximas 24 horas, informaram autoridades indianas pela rede social Twitter neste domingo (5).

Mais de 60 mil pessoas, entre funcionários e voluntários, participaram de operações de socorro, disse o comissário de ajuda especial Bishnupada Sethi, que monitorou a evacuação.

O esforço de socorro usou sirenes, alto-falantes e enviou mais de 20 milhões de mensagens móveis para as pessoas-alvo, disse.

Fani foi o mais forte ciclone de verão em 43 anos a atingir Odisha, interrompendo o fornecimento de água e ligações de transporte, disse o ministro-chefe do Estado, Naveen Patnaik, em um comunicado.

"Estamos no processo de restaurar a infraestrutura física", disse à imprensa local.

Além disso, também é um dos mais fortes ciclones que atingiram a região do Oceano Índico nos últimos anos. Os ventos foram sentidos até mesmo no monte Everest, em um acampamento a 6.400 metros de altura.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.