Denver é primeira cidade americana a descriminalizar cogumelos alucinógenos

Na prática, não houve legalização, mas a polícia não fará mais ações para evitar seu uso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Los Angeles

Um referendo realizado nesta quarta-feira (8) transformou a cidade de Denver na primeira dos Estados Unidos a descriminalizar os cogumelos alucinógenos, quase 15 anos depois de ter sido pioneira com a legalização da maconha.

Os moradores da capital do estado do Colorado aprovaram —por estreita margem— a iniciativa 301, que permite a posse e o uso pessoal de cogumelos de psilocibina entre maiores de 21 anos. A proposta foi aprovada por 50,56% dos eleitores.

Na prática, a iniciativa não legaliza a compra, venda ou posse da droga, mas determina aos policiais que não coloquem os usuários de psilocibina entre suas prioridades.

Cogumelos alucinógenos (Psilocybe pelliculosa) têm substância que vem sendo estudada para tratar doenças - Dabjola/stock.adobe.com

O referendo deverá ser confirmado no próximo dia 16 de maio, com a apuração dos votos dos militares e de moradores no exterior.

Segundo diversos estudos, a psilocibina, princípio ativo dos "cogumelos mágicos", não é considerada viciante e pode ajudar a combater a depressão e a dependência em opioides, analgésicos que causam milhares de mortes por overdose anualmente nos Estados Unidos.

"Os seres humanos utilizam estes cogumelos há milhares de anos como tratamento, ritual de passagem, meio de elevação espiritual", escreveu o grupo Descriminalize Denver, que anunciou em janeiro a coleta de assinaturas em número suficiente para que a iniciativa fosse submetida a referendo.

Denver se tornou em 2005 a primeira grande cidade americana a legalizar, por referendo, a posse de pequenas quantidades de maconha.

O uso recreativo da erva é legal desde 2014 em todo o estado do Colorado, um dos pioneiros neste tema ao lado de Washington e Oregon, na costa do Pacífico.

Atualmente, a estes se somam outros sete, entre eles a Califórnia. Com fins medicinais, seu uso é legal em mais de 30 dos 50 estados dos EUA.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.