Em primeiro discurso, novo imperador japonês pede paz mundial

Naruhito fez primeira aparição pública diante de multidão de dezenas de milhares de pessoas, em Tóquio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O novo imperador japonês Naruhito (centro), ao lado da imperatriz Masako, faz primeira aparição pública neste sábado (4), em Tóquio.
O novo imperador japonês Naruhito (centro), ao lado da imperatriz Masako, faz primeira aparição pública neste sábado (4), em Tóquio. - Behrouz Mehri/AFP
Tóquio (Japão) | AFP

O imperador Naruhito pediu ao Japão que trabalhe pela paz mundial neste sábado (4), em sua primeira aparição pública diante de uma multidão de dezenas de milhares de pessoas que aplaudiram e agitaram bandeiras.

"Espero sinceramente que o nosso país, de mãos dadas com países estrangeiros, busque a paz mundial e o desenvolvimento futuro", disse Naruhito, 59, que subiu ao trono na última quarta (1º).

O 126º imperador do Japão fez uma breve aparição em uma varanda coberta do Palácio Imperial, no centro de Tóquio, junto com outras realezas, como a imperatriz Masako.

O imperador e a imperatriz eméritos, Akihito e Michiko, não se juntaram aos filhos, pois decidiram se retirar das funções oficiais após reinado de três décadas.

Akihito, 85, foi o primeiro imperador japonês a abdicar em mais de dois séculos.

A família real está programada para fazer um total de seis aparições ao longo do dia, e cerca de 50 mil pessoas se reuniram do lado de fora do portão principal do palácio antes do primeiro, de acordo com a televisão nacional NHK.

Festas mais elaboradas estão planejadas para 22 de outubro, quando ele e Masako aparecerão em trajes tradicionais para uma cerimônia no palácio antes de um desfile pelas ruas de Tóquio, em uma série de eventos com a participação de inúmeros líderes mundiais e membros de casas reais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.