Naufrágio na costa da Tunísia deixa ao menos 70 imigrantes mortos

Barco partiu da Líbia; 16 sobreviventes foram resgatados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Genebra e Túnis | AFP e Reuters

Ao menos 70 imigrantes morreram afogados nesta sexta-feira (10) após naufrágio de um barco no litoral da Tunísia, informou a agência estatal tunisiana Afrique Presse. 

O Ministério da Defesa tunisiano disse que a embarcação partiu do porto líbio de Zouara, na terça-feira (7), com objetivo de chegar à Itália. Afundou a 64 km da costa de Safax, ao sul da Tunísia.

É um dos naufrágios mais letais envolvendo imigrantes no Mar Mediterrâneo neste ano. Segundo o porta-voz do Ministério da Defesa da Líbia, Mohamed Zekri, um barco de pesca conseguiu resgatar 16 sobreviventes, incluindo duas mulheres grávidas, um bebê e quatro menores desacompanhados. Apenas três corpos foram achados pela marinha tunisiana.

Sobrevivente de embarcação com imigrantes que naufragou, matando ao menos 70 pessoas
Sobrevivente de embarcação com imigrantes que naufragou, matando ao menos 70 pessoas - Fathi Nasri/AFP

O Crescente Vermelho na Tunísia estimou que poderia haver até 90 passageiros no barco. "Provavelmente nunca saberemos o número exato de mortes", disse Mongi Slim, chefe da equipe regional.

De acordo com o ACNUR, a agência da ONU para refugiados, outras 101 pessoas detidas no Mar Mediterrâneo nesta semana foram devolvidas à Líbia, apesar das repetidas advertências de que não é seguro enviar pessoas de volta ao país.

"Se não agirmos agora, é quase certo que veremos novas tragédias nas próximas semanas e meses", alertou Vincent Cochetel, enviado especial do ACNUR para o Mediterrâneo.

O litoral oeste da Líbia é um ponto de partida para muito imigrantes de toda a África, que pagam traficantes para transportá-los à Europa. Os números, porém, têm diminuído devido ao esforço da Itália e da Guarda Costeira da Líbia em desmantelar as redes de tráfico.

O confronto entre facções e milícias rivais pelo controle da Líbia vem dilacerando o país desde a derrubada do ditador Muammar Gadaffi em 2011.

Nas últimas cinco semanas, as tropas lideradas pelo general Khalifa Haftar, baseadas no leste do país, tem avançado contra o governo, na tentativa de tomar o poder.

O governo da capital é controlado pelo Conselho Presidencial e o Governo de Unidade Nacional (GNA), único reconhecido pelas Nações Unidas.

De acordo com a Organização Internacional para as Migrações da ONU (OIM), 2.297 imigrantes morreram ou desaparecem tentando cruzar o Mediterrâneo e 117 mil conseguiram chegar a Europa fazendo a travessia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.