Rei da Tailândia se casa secretamente com vice-chefe de sua segurança pessoal

Anúncio ocorre dias antes da coroação; nova rainha é general e ex-comissária de bordo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bancoc | Reuters e AFP

A Tailândia ganhou uma nova rainha poucos dias antes da coroação do rei. Um comunicado divulgado pelo jornal real anunciou que o monarca Maha Vajiralongkorn casou-se nesta quarta-feira (1º), em uma cerimônia secreta, com a vice-comandante de sua unidade de guarda-costas —o comandante é o próprio rei. 

O anúncio afirma que Vajiralongkorn "decidiu promover a general Suthida Vajiralongkorn Na Ayudhya, sua real companheira, que se torna a rainha Suthida e passa a ter o título e o status reais como parte da família real".

Segundo pessoas próximas ao Palácio e a mídia internacional, Vajiralongkorn, 66, e Suthida, 40, estavam juntos há anos, mas a Casa Real nunca tinha admitido o relacionamento publicamente. 

Divorciado três vezes, Vajiralongkorn subiu ao trono em dezembro de 2016, após a morte de seu pai, Bhumibol Adulyadej, que reinou no país por 70 anos

Ex-comissária de bordo da Thai Airways, Suthida, 40, passou a integrar a unidade especial de guarda-costas do então príncipe herdeiro em 2013. Em 2016, foi promovida a general das Forças Armadas Reais tailandesas, logo após o príncipe assumir o trono.

Durante a cerimônia , Suthida se abaixou no chão na frente de Vajiralongkorn. A tradição local estabelece que os súditos devem se deitar na frente do rei, considerada uma figura divina. 

Depois, ela foi chamada para sentar em uma cadeira ao lado do rei e de seu trono.   

Como rainha, ela vai desfrutar —como os outros membros da realeza no país— da proteção da lei de lesa-majestade, que prevê penas de até 15 anos de prisão para quem difama ou insulta a monarquia. 

A terceira esposa de Vajiralongkorn, Srirasmi, com quem ele se casou secretamente em 2001, perdeu seu título real em 2014. Desde então, vários membros de sua família foram presos por crimes de lesa-majestade.

As cerimônias de coroação ocorrerão de 4 a 6 de maio em Bangcoc. A nova rainha deve participar de alguns dos eventos da programação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.