Descrição de chapéu The New York Times

Relato oficial de jogo de hóquei com Putin esconde tombo e aumenta número de gols

Presidente da Rússia participou de jogo festivo em Sochi, cujo placar foi contestado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moscou | The New York Times

​O presidente russo, Vladimir Putin, cultiva há anos a imagem orgulhosa de um homem que exerce o controle, tanto no trabalho quanto em suas horas de lazer. Ele é conhecido como competidor ferrenho no ringue de hóquei no gelo, tendo aprendido a jogar quando completou 60 anos e criado a liga amadora de Hóquei Noturno em 2011.

Mas essa imagem resvalou levemente e por um instante durante uma partida amistosa na Arena de Gelo Bolshoi, em Sochi, na sexta-feira. Imagens de vídeo mostram Putin e sua equipe festejando uma vitória de 14 a 7 gols, descrevendo uma volta de patins no ringue.

O presidente Vladimir Putin comemora gol durante partida em Sochi - Mikhail Klimentyev - 10.mai.2019/AFP

No momento em que Putin, 66, circula pelo ringue para festejar a vitória diante de seus colegas de time, ele leva um tombo sobre o gelo, indo parar com a cara no chão. Putin parece ter sustado a queda, apoiando-se nos dois braços. Segundos mais tarde já estava em pé outra vez, todo sorrisos.

O presidente russo é conhecido por suas aparições públicas espetaculares. Ele já mergulhou no mar para inspecionar navios naufragados, foi à Sibéria vestido como ave para liderar um bando de grous siberianos raros criados em cativeiro e aventurou-se na natureza para caçar e cavalgar sem camisa.

Uma declaração do Kremlin não mencionou o tombo de Putin. Outros relatos na mídia russa, tampouco. Mas as imagens foram difundidas rapidamente nas redes sociais e muitos usuários do Twitter acharam graça.

O presidente russo já apareceu em ringues de gelo frequentemente com membros da Liga de Hóquei Noturno, amadora. Na sexta-feira ele jogou em um time de Lendas do Hóquei, juntamente com vários craques russos veteranos, contra um time formado por ases amadores.

Em discurso que fez no evento, Putin elogiou os 162 times russos que viajaram a Sochi para participar do torneio. “Hoje vi os chamados amadores jogando”, ele teria dito, segundo transcrição postada online por seu gabinete. “Não é tão fácil para nossos astros enfrentarem vocês no ringue.”

Uma dúvida ficou no ar após a partida: quantos gols Putin marcou. O Kremlin disse que foram nove. Para a agência Tass, foram dez. Mas jornalistas da Reuters e da Associated Press contaram apenas oito.

Tradução de Clara Allain

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.