Descrição de chapéu Venezuela Governo Trump

Trump e Putin debatem ajuda humanitária para a Venezuela

Líderes se falaram por telefone por uma hora e meia, na primeira conversa entre eles em 2019

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP e Reuters

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, debateram nesta sexta-feira (3) por telefone a situação da Venezuela, na primeira conversara oficial entre os dois desde dezembro de 2018. 

Apesar dos dois líderes terem posições antagônicas no país —Moscou reconhece o ditador Nicolás Maduro, enquanto Washington apoia o opositor Juan Guaidó— a conversa prosseguiu de maneira tranquila e com foco em ajuda humanitária, de acordo com a Casa Branca.

No mês passado, o americano criticou Putin após Moscou enviar tropas para Caracas e afirmou que a Rússia deveria sair da Venezuela

Nesta sexta, porém, o tom foi mais ameno segundo o próprio Trump disse a jornalistas. "Nós conversamos sobre muitas coisas, a Venezuela foi um dos temas" ", afirmou ele. 

"E ele [Putin] realmente não quer se envolver na Venezuela, apenas quer que algo positivo aconteça lá e eu me sinto da mesma forma. Nós queremos conseguir alguma ajuda humanitária, neste momento as pessoas estão passando fome, elas não têm comida, não têm água", disse o americano. 

Já o Kremlin informou apenas que a conversa durou cerca de uma hora e meia e que, além da Venezuela, também foram debatidos temas envolvendo comércio exterior, Coreia do Norte e Ucrânia.

A tensão voltou a aumentar na Venezuela desde terça (30), após Guaidó e o líder opositor Leopoldo López, até então em prisão domiciliar, se dirigirem à base aérea de La Carlota (Caracas) e anunciaram uma ação para retirar do poder Maduro, com apoio de militares dissidentes. 

A ação deu início a série de protestos contra o regime pelo país, que foram reprimidos com violência pelas forças leais ao ditador. Quase 200 pessoas ficaram feridas no conflito e ao menos cinco civis morreram, de acordo com a ONG Foro Penal. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.