Descrição de chapéu

Vitória de presidente é certa na África do Sul, mas reformas dependem de margem convincente

Triunfo magro de Ramaphosa poderá ser visto como oportunidade perdida para mudanças que alavanquem o crescimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um novo termo vem sendo usado por analistas na campanha eleitoral sul-africana: Ramaphoria, ou seja, a euforia com o presidente Cyril Ramaphosa.

Após uma década de crise econômica e corrupção, o Congresso Nacional Africano (CNA), partido dominante na política da África do Sul desde o fim do apartheid, recuperou parte da reputação que perdeu durante o desastroso governo de Jacob Zuma (2009-18).

Ramaphosa assumiu a Presidência em fevereiro do ano passado, após o CNA ter finalmente se cansado do populismo e dos escândalos em série de Zuma e forçado sua renúncia.

O atual presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, durante discurso em comício no estádio Ellis Park, em Johannesburgo
O atual presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, durante discurso em comício no estádio Ellis Park, em Johannesburgo - Gianluigi Guercia - 5.mai.19/AFP

Comparado a seu antecessor, o atual presidente é visto como um reformista. Contribui muito para sua imagem majoritariamente positiva o fato de ele ter sido braço direito do venerado Nelson Mandela no processo de transição para a democracia, nos anos 1990.

Aliados não se cansam de espalhar que Ramaphosa era o preferido do ícone morto em 2013 para sucedê-lo quando deixou a Presidência, em 1999 (embora não exista nenhuma declaração de Mandela nesse sentido).

O desgaste do CNA, há 25 anos ininterruptos no poder, provavelmente pesará no resultado final. O partido jamais teve menos de 62% dos votos em eleições passadas, e algumas projeções para o pleito que ocorre nesta quarta-feira (8) indicam que essa fatia pode recuar para cerca de 55%.

Na província de Gauteng, centro econômico e político do país, onde estão a principal cidade, Johannesburgo, e a capital, Pretoria, a margem pode ficar abaixo de 50%, o que seria importante do ponto de vista simbólico.

Além disso, a oposição nunca pareceu tão forte. A Aliança Democrática, com o carismático líder Mmusi Maimane à frente, deve ser a opção de grande parte da classe média negra e da minoria branca (cerca de 10% do eleitorado).

É um partido que tem uma imagem de moderação, limpeza e eficiência, sobretudo na região de Cidade do Cabo, que governa.

À esquerda, uma grande novidade se apresenta. Julius Malema, dissidente do CNA e líder de um partido que defende a nacionalização da indústria mineradora e a expropriação de propriedades rurais para reforma agrária sem compensação, pode chegar a 15%. Na eleição passada, a primeira que disputou, teve surpreendentes 6%.

Barulhento e com grande poder de mobilização entre jovens desiludidos com a falta de oportunidades de trabalho, Malema certamente teria poder para dificultar as reformas econômicas que Ramaphosa promete.

O país tem 25% de desempregados e estatais notoriamente ineficientes, sobretudo a Eskom, gigante do setor elétrico, que não consegue evitar apagões periódicos.

Ramaphosa promete desregulamentação, flexibilização das leis trabalhistas e um melhor ambiente de negócios. Também tem colocado o combate à corrupção, inclusive em seu partido, na lista de prioridades.

Por isso, é de se esperar que os mercados reajam bem a uma eventual vitória convincente do presidente. O fato de ter passado um período no setor privado contribui para sua imagem de figura relativamente liberal num partido que não exorcizou totalmente seu passado marxista-leninista.

Apesar do desgaste, o CNA tem força. É o partido de Mandela e da luta pela liberdade, além de ter realizações a mostrar em áreas como habitação, transportes e combate à criminalidade (que já foi bem mais alta).

Com uma máquina política estruturada em todo o país, sobretudo nas áreas mais pobres, demorará algumas eleições para se ver seriamente ameaçado.

Se não há dúvida de que Ramaphosa vencerá, a questão a saber é com que força política ele sairá da eleição.

Uma vitória magra poderá ser vista como mais uma oportunidade perdida de o país fazer reformas que alavanquem o crescimento, há anos patinando abaixo de 2% ao ano.

O presidente teria menos poder para unificar seu partido, notório pelas divisões internas, em torno de seu projeto de governo.

Ramaphoria, em resumo, pode se tornar rapidamente uma depressão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.