Dia D: jornalistas indicam filmes com as melhores releituras do desembarque

Ofensiva que ajudou a libertar a Europa do nazismo completa 75 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tropas americanas se aproximam da praia de Omaha, na Normandia, no dia 6 de junho de 1944 - Army Signal Corps Collection/U.S. National Archives/Reuters
São Paulo

Pela diversão ou pela história, jornalistas indicam produções ocidentais que convergem para as melhores releituras do desembarque. 


Sandro Macedo, editor do Guia Folha

O resgate do Soldado Ryan (1998)

Os primeiros 25 minutos do longa são certamente os mais impressionantes e bem filmados sobre o desembarque na Normandia, cortesia de Steven Spielberg, que levou um Oscar pela direção. Depois, a trama se acalma, e gira em torno de um grupo liderado por um capitão boa-praça (Tom Hanks) que precisa resgatar um soldado... Ryan

O Mais Longo dos Dias (1962)

Esse está também entre os mais longos dos filmes sobre o Dia D, com quase três horas. Produzido por Darryl F. Zanuck, a superprodução conta detalhadamente o planejamento para a ação dos aliados. Para isso, conta com um elenco estrelado, incluindo John Wayne, Henry Fonda, Richard Burton e Sean Connery.

Agonia e Glória (1980)

Liderado por um veterano sargento (Lee Marvin), um grupo passa por vários perrengues na Segunda Guerra, da Sicília a Tchecoslováquia (na época era Tchecoslováquia), incluindo uma participação no desembarque na Normandia. O elenco inclui Robert Carradine e Mark Hamill, entre um treinamento jedi e outro.

Patton (1970)

Na grandiosa cinebiografia do general Patton, o Dia D tem passagem pequena, mas marcante. Por ser temperamental, o general foi colocado de lado e mandado para a Inglaterra. No entanto, isso confundiu os alemães, que achavam que podia partir dali a principal ofensiva. Venceu sete Oscars, incluindo melhor filme.

Operação Overlord (2018)

Provando que os zumbis já estiveram em todos os lugares, esta produção de J.J. Abrams mostra um grupo de militares que desembarca na França com a missão de destruir uma torre de rádio, em poder dos alemães. Acabam se deparando com um laboratório nazista que tenta ressuscitar soldados mortos em combate. O Dia Z.


Igor Gielow, repórter especial

O resgate do Soldado Ryan (1998)

Filme de Steven Spielberg estrelado por Tom Hanks que relançou o Dia D no imaginário ocidental, com a imbatível e cruel cena da invasão. A narrativa não raro deriva para a patriotada, com a compra do conceito dos “soldados cidadãos” do historiador Steven Ambrose sem questionamentos

O Mais Longo dos Dias (1962)

Produzido por Darryl F. Zanuck com quatro diretores e 42 estrelas da época no elenco, é um raro épico em que há equilíbrio narrativo dos dois lados do combate. Com efeito, os diálogos são em inglês, alemão e francês, uma raridade. Baseado no livro de Cornelius Ryan de mesmo nome.

Agonia e Glória (1980)

Dirigido por Samuel Fuller, o filme tem na invasão da Europa seu ápice, mas relata o caminho de um sargento desiludido e durão vivido por Lee Marvin e sua companhia pelas batalhas americanas anteriores na guerra (Norte da África, Itália). Desolador e sangrento, como os combates que mostra.

Band of Brothers (2001)

Minissérie da HBO produzida por Spielberg e Hanks, após a colaboração em "Soldado Ryan", trouxe realismo e emoção em altas doses, ainda que às expensas do equilíbrio. Como no filme, o conceito dos "soldados cidadãos" domina a narrativa, de resto tecnicamente brilhante.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.