Descrição de chapéu Governo Trump

Embaixador dos EUA diz que Israel tem direito de anexar partes da Cisjordânia

Declaração de David Friedman poderia ser vista como endosso à anexação de assentamentos israelenses na área

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O embaixador dos Estados Unidos em Israel, David Friedman, disse que o país tem o direito de anexar partes da Cisjordânia, uma declaração que pode ser vista como provocação pelos palestinos. 

A fala do embaixador foi dada em entrevista ao jornal The New York Times publicada neste sábado (8). 

"Sob certas circunstâncias", afirmou Friedman, "eu penso que Israel tem o direito de tomar o controle de partes da Cisjordânia, mas, provavelmente, não de todo o território".

Antes da eleição de 9 de abril, o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, prometeu iniciar a anexação de assentamentos israelenses na Cisjordânia, medida que poderia violar a lei internacional e ser um golpe fatal na solução de dois Estados ao conflito Israel-Palestina.

Os palestinos reivindicam todo o território como parte de seu futuro Estado. Israel tomou o controle de parte da região em 1967.  

Friedman se negou a dizer como os EUA reagiriam se Netanyahu levasse o plano adiante.

"Não temos uma posição até entendermos se a iniciativa faz sentido, porque é boa para Israel e para a região e porque não criaria mais problemas do que resolveria", disse.

O embaixador ainda acusou a gestão de Barack Obama de permitir a aprovação de uma resolução da ONU, em 2016, que considerou os assentamentos uma "flagrante violação" da lei internacional, validando argumentos palestinos de que "a Cisjordânia e Jerusalém Oriental pertencem a eles".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.