Descrição de chapéu Governo Trump

EUA anunciam sanções contra principal grupo petroquímico do Irã

Washington acusa o PGPIC de ter ligação com a Guarda Revolucionária

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

O Departamento do Tesouro americano anunciou nesta sexta-feira (7) sanções contra o grupo petroquímico iraniano PGPIC por suas ligações com Teerã.

A medida visa estrangular o financiamento do maior e mais rentável grupo petroquímico do Irã e se estende a suas 39 subsidiárias e "agentes de vendas sediados no exterior".

Entre elas, estão a NPC International, com sede no Reino Unido, e a NPC Alliance Corporation, com sede nas Filipinas, ambas controladas pela PGPIC.

"Esta ação é um aviso de que continuaremos a atacar grupos e empresas do setor petroquímico e de outros países que forneçam assistência financeira" à Guarda Revolucionária, uma força de elite no Irã, disse o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

Manifestantes com retratos do líder iraniano Ali Khamenei protestam contra os Estados Unidos em Teerã
Manifestantes com retratos do líder iraniano Ali Khamenei protestam contra os Estados Unidos em Teerã - 10.mai.19/AFP

A pasta afirmou que as empresas internacionais que continuarem a se associar com o PGPIC ou suas subsidiárias e agentes de vendas "estarão expostos às sanções dos EUA".

A decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de abandonar o acordo nuclear assinado em 2015 por seu antecessor, levaram a um confronto entre Washington e seus aliados, já que muitas empresas internacionais foram afetadas pelas sanções americanas, que proibiram negócios com companhias iranianas. 

Vários países reduziram as importações de petróleo iraniano, enquanto a Europa tentou criar um mecanismo para continuar a negociar com o país sem violar as sanções americanas.

"O Irã tem que interromper suas ameaça e sua escalada nuclear, deixar de fazer testes balísticos, cessar seu apoio a intermediários terroristas e acabar com a prisão arbitrária de cidadãos estrangeiros", disse em nota o secretário de Estado americano, Mike Pompeo.

"O único caminho para o Irã é negociar um acordo global que dê fim a suas atividades desestabilizadoras", acrescentou.

Washington incluiu a guarda iraniana em sua lista de organizações terroristas em abril, o que significa que qualquer pessoa que faça negócios com essa organização enfrentará penas de prisão nos Estados Unidos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.