Descrição de chapéu Brexit

Ex-diplomata que andou 10 mil km na Ásia quer comandar Reino Unido

Rory Stewart, contrário à saída da União Europeia sem acordo, fez de andanças estratégia política

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Montpellier (França)

Ninguém caminhou tanto quanto o deputado Rory Stewart, 46, para chegar à disputa pela sucessão de Theresa May na liderança do Partido Conservador britânico, que tem seu primeiro round nesta quinta (13).

Não se trata de uma andança metafórica. No começo dos anos 2000, depois de trabalhar nas representações diplomáticas do Reino Unido na Indonésia e em Montenegro, o atual ministro do Desenvolvimento Internacional cumpriu a pé um itinerário de 9.600 km com passagens por Turquia, Irã, Afeganistão, Paquistão, Índia e Nepal.

Estava nesse último quando, após o 11 de Setembro, os EUA declararam guerra ao Taleban e invadiram o Afeganistão.

Decidiu então regressar ao agora país conflagrado para um périplo de um mês que o levaria a dormir a cada noite na casa de uma família diferente para coletar os estilhaços da guerra no cotidiano da população civil.

O secretário Rory Stewart em evento para lançar sua candidatura à liderança do Partido Conservador, em Londres
O secretário Rory Stewart em evento para lançar sua candidatura à liderança do Partido Conservador, em Londres - Tolga Akmen - 11.jun.19/AFP

A peregrinação rendeu um livro bastante elogiado —Stewart é também autor de outros três—, cujos direitos de adaptação foram vendidos para a produtora do ator Brad Pitt.

Não satisfeito, o hoje parlamentar depois pousou no Iraque recém-invadido, onde chegaria ao posto de vice-administrador de duas províncias sulistas.

Entusiasta da invasão anglo-americana ancorada no pretexto de que o ditador Saddam Hussein (1937-2006) detinha armas de destruição em massa, Stewart descobriu empiricamente os limites do discurso neoliberal sobre a “libertação democrática” dos povos. Desiludido, acabou deixando o serviço diplomático.

Antes de voltar à Inglaterra, ele ainda passaria uma temporada em Cabul, onde criou uma ONG voltada à preservação dos saberes artesanais locais –e bancada pelo príncipe Charles, de cujos filhos (William e Harry) Stewart havia sido tutor.

Pouco tempo depois, o egresso da prestigiosa Universidade de Oxford deu aulas sobre direitos humanos em Harvard, caindo nas graças da intelligentsia progressista norte-americana.

Em 2010, decidiu se aventurar em nova trilha, a da política parlamentar. Durante a campanha para as eleições gerais, a exemplo do que fizera na incursão afegã, bateu perna por sua circunscrição, nos confins setentrionais da Inglaterra (perto da fronteira com a Escócia), hospedando-se dia após dia sob o teto que lhe fosse oferecido.

Deu certo, tanto que foi reeleito duas vezes, e agora, na queda de braço entre os dez candidatos à chefia do Partido Conservador (e, por extensão, ao posto de primeiro-ministro), repete a tática.

Acontece que a vox populi não tem peso desta vez. A disputa pelo comando da legenda governista é definida por seus parlamentares (313) e, em um segundo momento, pelos filiados ao partido (cerca de 160 mil pessoas).

O primeiro grupo eliminará candidaturas até que restem, das dez aceitas, apenas as duas mais fortes; a militância dirá então qual é a sua preferida.

Voz moderada em uma frente conservadora dilacerada por discordâncias sobre a condução do desligamento britânico da União Europeia (UE), Stewart se opõe a qualquer saída sem acordo –o que o afasta da ala mais radical do partido e, segundo a imprensa inglesa, do perfil eurofóbico de boa parte dos filiados sem cargos políticos.

Enquanto os oponentes acenam com promessas de ruptura com a UE se o consórcio não mudar os termos do “divórcio” até 31 de outubro (atual data prevista para a saída de Londres), o ministro pede temperança.

Também diz que as promessas dos outros concorrentes de cortar impostos, sobretudo dos estratos mais ricos (onde estão os militantes), são “contos de fadas”.

Saudado pelo eleitorado jovem, presente com vigor nas redes sociais (seu vídeo sobre o brexit acumula mais de 2 milhões de visualizações), ele não deve ter o apoio necessário de seus correligionários para ir além da primeira etapa da corrida, nesta quinta (13).

Todo candidato que tiver um total de endossos inferior a 16 (ou 5% da bancada conservadora no Parlamento) será cortado da disputa.

Nas contas de sites que acompanham os bastidores da eleição, Stewart tem sete colegas de partido a seu lado.

A título de comparação, o favorito Boris Johnson, garoto-propaganda da ruptura sem dó nem piedade com a Europa,  já contaria com quase 80 votos.    

“Concordo totalmente com seu programa, sinto-me muito mais próximo dele do que do de Boris”, diz ouvir com frequência de colegas Stewart, que reproduz o resto da argumentação:

"Concluí que, no mundo atual, seu estilo, de tentar argumentar com as pessoas, de analisar o que está errado, não vai funcionar nunca”.

Vai ser, tudo indica, mais uma travessia do deserto para o ex-diplomata e andarilho que cita Shakespeare em discursos e solta epígrafes em latim para quebrar o gelo em um pronunciamento corriqueiro na Câmara dos Comuns. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.