Piloto morre após helicóptero se chocar contra topo de prédio em Nova York

Cerca de 100 bombeiros são deslocados para região; hipótese é de aterrissagem forçada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York | Reuters

Um helicóptero fez uma aterrissagem brusca de emergência nesta segunda-feira (10) no topo de um edifício de 54 andares em Manhattan e pegou fogo, deixando um morto —o piloto da aeronave—, informaram os bombeiros. A cena criou tensão em uma cidade ainda marcada pela memória dos aviões jogados contra as Torres Gêmeas no 11 de Setembro.

O acidente ocorreu em meio a uma chuva torrencial e neblina, por volta das 14h locais (15h em Brasília), entre as ruas 51 e 52. O edifício AXA Equitable Center, que abriga o banco BNP Paribas, foi esvaziado e ninguém dentro do prédio ficou ferido. Cerca de 100 bombeiros foram deslocados para a região.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, afirmou que um incêndio teve início logo após a aeronave colidir, mas foi rapidamente controlado. De acordo com ele, que foi até o local do acidente, não havia sinais de que se tratasse de um atentado terrorista.

"A informação preliminar é que um helicóptero fez uma aterrissagem forçada, pouso de emergência ou aterrissou no telhado do prédio por uma razão ou outra", disse o governador. "As pessoas que estavam no prédio disseram ter sentido o prédio tremer." 

Mas reconheceu que o incidente deve ter mexido com as memórias do 11 de Setembro para muitos moradores. "Se você é um nova-iorquino, você tem certo grau de estresse pós-traumático do 9/11", afirmou.

Nicolas Estevez estava do outro lado do prédio quando um pedaço de metal que parecia pertencer ao helicóptero caiu na calçada. 

"Vi a explosão e a fumaça", afirmou Estevez, que diz ter se lembrado do 11 de Setembro. Em segundos, várias pessoas deixavam o edifício correndo e aos gritos. 

O presidente dos EUA, Donald Trump, elogiou em uma rede social a atuação das equipes de emergência. "Trabalho fenomenal de nossos grandes socorristas que estão no local", escreveu. "O governo Trump está pronto caso precisem de qualquer coisa." 

A Agência Federal de Aviação afirmou em um comunicado que o modelo do helicóptero era Agusta A109E, e que o piloto era a única pessoa a bordo. O Conselho Nacional de Segurança no Transporte investigará as causas do acidente.

O edifício AXA Equitable Center foi construído em 1985. Além do banco BNP Paribas, o prédio abriga outras empresas como os escritórios de advocacia Willkie Farr & Gallagher e Sidley Austine e o restaurante Le Bernardin, um dos mais famosos de Nova York.

Um heliponto não está listado entre os serviços disponíveis no site do centro comercial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.