Milhares protestam no Sudão para exigir transferência de poder aos civis

Polícia usa gás contra manifestantes, que convocam ato até palácio presidencial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cartum (Sudão) | AFP

A oposição sudanesa convocou neste domingo (30) dezenas de milhares de manifestantes mobilizados em Cartum, capital do país, a caminhar até o palácio presidencial, depois que a polícia usou gás lacrimogêneo contra a multidão.

Os opositores multiplicaram os protestos neste domingo em diversas cidades, enquanto no exterior são reforçados os pedidos de prudência para evitar um novo massacre como o do início do mês.

A manifestação deste domingo foi a maior desde 3 de junho, quando os militares dispersaram um acampamento diante do quartel-general do exército, com um balanço de dezenas de mortos.

A Aliança para a Liberdade e a Mudança (ALC), que lidera os protestos, convocou uma grande manifestação para exigir uma transferência de poder aos civis.

Em três bairros de Cartum, Bari, Arkaweit e Al Mamura, a polícia usou gás lacrimogêneo contra os militantes que gritavam "Poder Civil", afirmaram testemunhas.

As forças de segurança também reprimiram os manifestantes na cidade de Gadaref, leste do país.

"Convocamos nosso povo revolucionário na capital para que siga até o palácio para exigir justiça para os mártires e que o poder seja entregue de imediato aos civis, sem condições", afirmou a Associação de Profissionais Sudaneses (SPA), que integra a ALC.

A marca do "milhão" poderia ser um teste para comprovar a capacidade de mobilização dos organizadores do movimento. Mas também para o Conselho Militar de Transição, que comanda o país desde que o exército destituiu e prendeu em 11 de abril o ditador Omar al-Bashir.

As autoridades bloqueiam há várias semanas a internet, uma ferramenta estratégica para mobilizar os manifestantes desde o início do inédito movimento de protesto no Sudão, em 19 de dezembro de 2018.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.