Descrição de chapéu Governo Trump

Novo projeto de pintura do famoso avião presidencial americano lembra jato de Trump

Segunda proposta, Air Force One deixaria icônica cor azul e adotaria vermelho, branco e azul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente dos EUA, Donald Trump, apresentou nesta semana o novo projeto de pintura para o remodelamento da aeronave Air Force One.

 

Segundo lembra uma publicação da revista New York, o esquema é familiar: tem o mesmo padrão cromático usado no jato privado de Trump, com as cores vermelha, branca e azul.

O líder americano disse à rede ABC News que ele próprio desenvolveu o novo design —Trump vem monitorando de perto a transação para substituir os dois Boeing 747 chamados Air Force One.

O presidente Donald Trump e a primeira-dama Melania desembarcam do Air Force One para a celebração do Dia D
O presidente Donald Trump e a primeira-dama Melania desembarcam do Air Force One para a celebração do Dia D - Mandel Ngan/AFP

Embora qualquer aeronave carregando o presidente receba essa denominação, a fama ficou com o Jumbo.

“Eu gosto do conceito de vermelho, branco e azul”, disse Trump em entrevista no Fox & Friends, ao falar das mudanças que prevê para o Boeing 747.

Para o jornal New York Times, a aeronave, que carrega uma “icônica cor ciano e branca”, é “talvez um dos aviões mais famosos do planeta”.   

Segundo um arquivo online da Boeing, a primeira-dama Jackie Kennedy contratou o designer Raymond Loewy em 1962 para projetar o modelo com branco e um azul de destaque.

O Air Force One durante visita de Trump à Normandia, na França
O Air Force One durante visita de Trump à Normandia, na França - Loic Venance/AFP

Trump entrou em uma polêmica pela compra das aeronaves e chegou a ameaçar não comprá-las tendo como argumento seu alto custo.

Porém, o governo depois anunciou seu acordo com a Boeing, afirmando que havia economizado cerca de US$ 1,4 bilhão —sem apresentar dados que comprovassem a transação. 

Trump, no entanto, sofreu uma derrota na Câmara, que limitou as mudanças na aeronave. 

“O Air Force One é icônico”, disse o democrata John Garamendi. “É conhecido no mundo todo... Se alguém quer mudá-lo, venha aqui nos dizer o porquê.”

As aeronaves não serão entregues antes de 2024 —o que significa que Trump precisaria de um terceiro mandato para usá-las. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.