Descrição de chapéu BBC News Brasil

Polícia de Londres detém quinto suspeito de agressão a lésbicas

Casal foi agredido em ônibus da capital britânica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News Brasil

Um adolescente de 16 anos foi detido pelo ataque homofóbico que deixou duas mulheres cobertas de sangue após apanhar de um grupo de homens em um ônibus em Londres, na Inglaterra.

Ele é o quinto suspeito a ser detido pelo ataque. Os outros homens detidos, sob suspeita de roubo e agressão, têm entre 15 e 18 anos.

Melania Geymonat, 28, diz que estava com sua namorada, Chris, no andar de cima de um dos clássicos ônibus vermelhos de dois andares da cidade quando um grupo de homens entrou no ônibus e começou a assediá-las.

Ao perceberem que as duas eram um casal, os homens começaram a dizer para elas se beijarem e a fazer gestos obscenos.

Quando elas se recusaram, eles começaram a socá-las.

Melania Geymonat (à dir.) e sua namorada, Chris, foram parar no hospital por causa do ataque
Melania Geymonat (à dir.) e sua namorada, Chris, foram parar no hospital por causa do ataque - Arquivo pessoal

Trauma

Em uma entrevista à BBC Radio 4, Melania, uma médica que atualmente trabalha como comissária de bordo, disse que já havia sofrido "muita violência verbal" mas nunca havia sido fisicamente agredida por causa de sua orientação sexual.

Sua namorada, Chris, uma americana que vive em Londres, diz ainda estar brava. "Foi assustador, mas não é uma situação nova." Questionada se o ataque fez com que ela ficasse com medo de demonstrar afeto em público, Chris afirmou "não ter medo de ser visivelmente lésbica". "Deveríamos até ser mais." Melania disse concordar.

Melania Geymonat disse que nunca tinha sofrido violência física por causa de sua orientação sexual antes
Melania Geymonat disse que nunca tinha sofrido violência física por causa de sua orientação sexual antes - Arquivo pessoal

Ataque

"Eles nos cercaram e começaram a dizer coisas muito agressivas, sobre posições sexuais e lésbicas, e dizendo que nós deveríamos nos beijar para eles assistirem", conta Melania.

"Eu até tentei fazer piada para aliviar a tensão, e Chris começou a agir como se estivesse passando mal, mas eles não pararam."

"Eles começaram a jogar moedas. E de repente ela estava no meio do ônibus e eles estavam dandos socos nela", conta Chris.

Então, imediatamente ela levantou e tentou puxar a namorada do meio dos homens, e eles começaram a socá-la.

"Eu comecei a sangrar muito", diz ela.

Melania disse que os agressores ainda levaram uma bolsa e um celular delas antes de fugir.

As duas foram levadas ao hospital para tratar dos ferimentos no rosto.

Melania disse que os homens tinham sotaque britânico e um deles falava espanhol.

A empresa Metroline, que administra os ônibus, diz que há imagens de câmeras de segurança.

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, disse que o ataque é "nojento e misógino". O líder trabalhista Jeremy Corbyn disse que o ataque foi "absolutamente chocante".

O secretário de saúde Matt Hancock disse que o caso é "terrível" e que "todo mundo tem direito ao amor".

Ataques quase dobraram

por Ben Hunte, correspondente da BBC para assuntos LGBT

Esse ataque é um chocante lembrete de que mesmo em uma das cidades mais diversas e receptivas do mundo, ainda há trabalho a ser feito para proteger pessoas LGBT.

Números de 2018 da polícia mostram que os ataques à comunidade LGBT quase dobraram desde 2014. Aumentaram de 1,488 em 2014 para 2,308 em 2018, de acordo com dados da polícia de Londres.

No último verão o governo lançou um plano de ação para melhorar a vida das pessoas LGBT no Reino Unido. Sua pesquisa mostrou que dois terços dos LGBT evitam dar a mão ao parceiro publicamente por medo de reações negativas.

Como Melania disse em um post no Facebook, este é o mês do Orgulho LGBT, uma celebração reconhecida internacionalmente desde 1970. Com uma das maiores celebrações marcadas para acontecer na cidade em menos de um mês, esse ataque é um choque de realidade sobre o porquê da Parada do Orgulho LGBT ainda ser necessária em 2019.

Siwan Hayward, diretor de compliance e policiamento da empresa pública de transporte da cidade, Transport for London, descreveu o ataque como "doentio" e disse que "comportamento homofóbico e abuso é um crime de ódio e não será tolerado em nossa rede."

A polícia está pedindo que possíveis testemunhas do ataque, que aconteceu às 2h30 da manhã no horário local, se apresentem para ajudar na investigação.

O detetive Anthony Forsyth disse que houve um "aumento estável no relato de crimes de ódio", parcialmente graças a uma "maior disposição das vítimas para denunciá-los e maior conscientização da polícia".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.