Descrição de chapéu RFI Venezuela

Putin insinua que apoiadores de Guaidó na Venezuela são loucos

Rússia é um dos principais apoiadores do regime Maduro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

RFI

O presidente russo, Vladimir Putin, perguntou nesta quinta-feira (6) se quem apoia o líder de oposição venezuelana, Juan Guaidó, estaria louco, durante o Fórum Econômico em São Petersburgo.

"Tenho vontade de dizer àqueles que o apoiam: 'vocês estão loucos ou o quê? Vocês entendem aonde isso os levará?'", disse Putin à margem do evento, citado por agências russas. Guaidó, que se autoproclamou presidente interino, é reconhecido por cerca 50 países.

O presidente russo, Vladimir Putin, no Fórum Econômico Internacional em São Petersburgo - Yuri Kochetkov/Reuters

Mas o presidente russo, apoiador incondicional do regime do ditador Nicolás Maduro, acusou o opositor venezuelano de ser ilegítimo: "Um homem sai em uma praça, olha para o céu e diante de Deus, se declara chefe de governo. É normal ou não? Depois, será um caos em todo o planeta", disse.

"Vamos eleger o presidente dos EUA dessa maneira? Em qualquer lugar? No Reino Unido escolhemos o primeiro-ministro, na França, se escolherá o presidente assim. O que aconteceria?", acrescentou o líder russo.

Putin afirmou ainda que Juan Guaidó é um "homem simpático" e que é "neutro" em relação ao opositor.

Moscou é, junto com a China, um dos principais apoios diplomáticos do regime de Maduro. A Venezuela vive uma das piores crises de sua história, com uma inflação galopante e êxodo em massa. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.