Descrição de chapéu Brexit

Três candidatos tentarão barrar avanço de Boris Johnson para se tornar premiê

Defensor do brexit ampliou vantagem em terceira rodada de votações do Partido Conservador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | AFP

Na terceira rodada do processo que definirá o novo líder do Partido Conservador e chefe de governo do Reino Unido, o ex-chanceler britânico Boris Johnson aumentou, nesta quarta-feira (19), sua vantagem na corrida para suceder a primeira-ministra Theresa May.

Quatro candidatos continuam na disputa. Johnson obteve 143 votos dos 313 deputados conservadores nesta quarta. Na terça, Boris havia conquistado 126 votos e, na sexta-feira passada, 114.

Da esq. para a dir., Sajid Javid, Jeremy Hunt, Michael Gove e Boris Johnson
Da esq. para a dir., Sajid Javid, Jeremy Hunt, Michael Gove e Boris Johnson - AFP

"Obrigado mais uma vez a amigos e colegas por seu apoio na terceira votação, especialmente no meu aniversário. Percorremos um longo caminho até aqui, mas ainda há muito por fazer", publicou Johnson, em uma rede social, no dia em que completou 55 anos.

Esta terceira rodada eliminou um dos cinco candidatos que resistiam até agora: o ministro de Desenvolvimento Internacional, Rory Stewart, 46, que obteve apenas 27 apoios.

Ele era o único que descartava por completo a possibilidade de um brexit sem acordo, situação temida pelos círculos empresariais, devido às suas caóticas consequências para a economia.

Além do popular e polêmico ex-ministro das Relações Exteriores e ex-prefeito de Londres, continuam na briga rumo ao número 10 de Downing Street o atual chanceler, Jeremy Hunt (54 votos), o ministro do Meio Ambiente, Michael Gove (51), e o ministro do Interior, Sajid Javid (38).

Na quinta-feira (20), em uma quarta e quinta rodadas de votação, dois deles serão eliminados para determinar sobre quem recairá a missão de tentar conter o avanço de Johnson. Um dos políticos mais populares do país, ele também é um dos mais polarizadores.

A partir de sábado, Johnson e seu oponente farão uma campanha que os levará a todos os cantos do país para apresentarem seus programas aos 160 mil membros do partido. São eles que terão a última palavra em uma votação prevista para acontecer no final de julho.

O vencedor será o novo líder do Partido Conservador e primeiro-ministro, cargo ocupado até então por May. Ela se viu obrigada a renunciar diante da incapacidade de convencer o Parlamento britânico a aprovar o acordo de brexit negociado com a União Europeia (UE).

Concluir a saída britânica da UE será a prioridade número um do novo chefe de governo.

Inicialmente previsto para 29 de março de 2019, o brexit foi decidido por 52% dos votos em um plebiscito em 2016. Teve de ser adiado duas vezes, e a atual data fixada para a saída é 31 de outubro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.