Descrição de chapéu The New York Times

Americanos defendem prisão de mulher cujo feto morreu atingido por tiro

Alabama garante direitos de bebês em gestação; Jones é acusada de começar a briga que levou seu filho à morte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Farah Stockman
Pleasant Grove (EUA) | The New York Times

Desde que a polícia prendeu Marshae Jones, dizendo que ela começou uma briga que resultou na morte por tiro do bebê que gestava, jorraram emails de ódio.

"Vou encorajar todos os donos de empresas dos Estados Unidos a boicotar sua cidade", escreveu uma mulher de San Diego na página do Facebook do Departamento de Polícia de Pleasant Grove.

"Lixo misógino", escreveu outra.

"Demitam o chefe e prendam os policiais", escreveu uma terceira.

Mas Robert Knight, o chefe de polícia, disse que seus oficiais tinham pouca escolha nessa questão.

"As leis existem, e nós juramos aplicá-las", disse ele. "É o que vamos fazer."

Em todo o país, o caso de Jones —que foi indiciada pelo júri por homicídio culposo— serviu como uma clara ilustração de que as mulheres grávidas podem ser julgadas e punidas quando um feto é tratado como uma pessoa pelo sistema judicial.

Marshae Jones, indiciada por assassinato em acusações envolvendo a morte por um tiro do bebê que gestava - Jefferson County Jail/Handout via Reuters

Os ativistas também citaram isso como uma demonstração dos perigos do movimento da "pessoalidade", que defende que os direitos dos fetos sejam reconhecidos como iguais aos das mães que os carregam —ou até mais importantes. E agora muitos observam o movimento ganhar força no Alabama, que já tem algumas das leis de direitos reprodutivos mais restritivas dos Estados Unidos.

Mas em Pleasant Grove, cidade de dez mil habitantes na periferia oeste de Birmingham, o caso parece ter causado pouca controvérsia. Os direitos a possuir armas são aprovados pela população local. Os direitos reprodutivos, não. Muitas conversas na cidade se concentraram em quão duramente Jones deveria ser punida, e não se ela era culpada.

Do lado de fora da Hill's Foodland, única loja de alimentos da cidade, duas mães que arrecadavam dinheiro para a torcida organizada da escola secundária de Pleasant Grove disseram que tanto Jones, 28, quanto a mulher que atirou nela deveriam enfrentar consequências —talvez cursos de controle da raiva— pela morte de um feto.

"No Estado do Alabama, um feto tem os mesmos direitos que uma criança viva", disse Sharonda Hall, 38, que acaba de se formar bacharel em justiça criminal e espera cursar a faculdade de direito. "A maioria das pessoas concorda com isso."

Outras disseram que um tempo na prisão seria apropriado. No restaurante Olipita Mediterranean & American Grill, o músico aposentado Forrest Brown, 64, disse que, pelo que tinha ouvido até agora sobre o caso, acreditava que a acusação fosse justa.

"Temos de seguir a lei", disse.

A noção de que a lei deve tratar um feto como uma pessoa é amplamente apoiada no Alabama. Os legisladores aprovaram em maio o projeto de lei contra o aborto mais restritivo do país, que proíbe a interrupção da gravidez em qualquer estágio, mesmo em casos de estupro ou incesto. Um protesto contra a medida em Birmingham atraiu apenas cerca de 2.000 pessoas, em uma área metropolitana que concentra mais de um milhão.

Em novembro, os eleitores do Alabama aprovaram uma medida que alterou a Constituição estadual para reconhecer a "santidade da vida em gestação e os direitos das crianças não nascidas".

Jones estava grávida de cinco meses e trabalhava em uma empresa em Pleasant Grove que vende combustível para fogueiras, quando se envolveu em uma briga no estacionamento da loja Dollar General.

A luta resultou de uma antiga disputa com uma colega de trabalho, Ebony Jemison, 23, por causa de um homem que trabalhava na mesma empresa. Jones avistou Jemison no estacionamento e começou a brigar com ela, de acordo com um policial com conhecimento direto da investigação, que não quis ser identificado. Segundo o relato, Jones estava ganhando a luta e tinha Jemison encostada a seu carro.

Depois de levar vários socos, disse o policial, Jemison pegou uma arma e atirou no estômago de Jones. Jones foi levada a um hospital em um carro que aparentemente quebrou no caminho. Os paramédicos finalmente chegaram e a levaram para o hospital, mas seu feto, atingido por uma bala, morreu.

Esse relato da briga difere de outros que foram feitos nos últimos dias, que sugeriram que Jemison disparou um tiro de advertência para o chão, mas a bala ricocheteou e atingiu Jones no abdome.

The parking lot where police say Marshae Jones confronted a co-worker and was shot in December in Pleasant Grove, Ala., June 28, 2019. The indictment of Jones in the shooting death of her fetus has sparked outrage across the country. But in Alabama, many people consider it just. (Lynsey Weatherspoon/The New York Times)
O estacionamento no qual a polícia diz que Marshae Jones confrontou um colega de trabalho e foi atingida por um tiro em dezembro, na cidade de Pleasant Grove, no Estado do Alabama - Lynsey Weatherspoon/The New York Times

Oficiais de Pleasant Grove inicialmente prenderam Jemison. Mas o júri se recusou a indiciá-la, concluindo que havia agido em legítima defesa. Em seguida, tomou a medida incomum de acusar Jones, por "iniciar uma briga, sabendo que ela estava grávida de cinco meses". A polícia ficou surpresa com a decisão, segundo o policial, mas concordou com sua lógica.

Contatada por telefone na sexta-feira (28) à noite, a porta-voz do júri, Mischelle Cagle, disse que desconhecia a comoção nacional. Ela se recusou a discutir os detalhes do caso, mas disse que foi um de centenas de casos que o júri ouviu ao longo de alguns dias. Segundo ela, os jurados fizeram o possível para descobrir a verdade e cumprir a lei do Alabama.

"Você pensa certas coisas, mas quando você examina a lei é diferente", disse.

Desde que o caso entrou em erupção, os promotores se distanciaram das acusações.

Um comunicado do escritório de Lynneice Washington, promotora de uma parte de Jefferson County, enfatizou que ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre um julgamento, registrar acusações menores contra Jones ou rejeitar o caso. A decisão é esperada para esta semana.

"Acima de tudo, deve-se afirmar que este é um caso verdadeiramente trágico", disse o comunicado. "Sentimos simpatia pelas famílias envolvidas, incluindo Jones, que perdeu o feto."

Washington, uma democrata, tornou-se a primeira promotora distrital negra do Alabama quando foi eleita em 2016 por uma pequena margem de cerca de 300 votos. O caso está sendo observado de perto pelos defensores liberais dos direitos reprodutivos em Birmingham, bem como pelos eleitores conservadores de seu distrito.

Jones foi detida na quarta-feira (26) e pagou fiança no dia seguinte com a ajuda de sua família e do Fundo Yellowhammer, organização que apoia o direito ao aborto. Seu advogado, Mark White, cujo escritório assumiu o caso, disse que Jones está descansando em um local não revelado.

"Ela está arrasada", disse ele.

Tradução de Luiz Roberto Mendes Gonçalves 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.