Após abastecimento e problemas técnicos, navio iraniano deixa o Brasil

Petrobras se recusava a abastecer embarcações por temor de sanções dos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

A embarcação iraniana Bavand, um dos navios envolvidos no impasse jurídico sobre o abastecimento pela Petrobras, deixou o porto de Paranaguá, no Paraná, nesta segunda-feira (29).

A segunda embarcação, chamada Termeh, já havia partido no início da tarde de sábado (27) para Imbituba (SC), onde está sendo carregada com 60 mil toneladas de milho antes do retorno ao Irã.

navio parado em costa
Navio iraniano Bavand, abastecido pela Petrobras após impasse internacional - Ernani Ogata/Código19/Agência O Globo

Os navios ficaram mais de 50 dias parados no porto de Paranaguá depois que a Petrobras se recusou a vender combustível para abastecer as embarcações. A estatal alegou que ambos estavam na lista de empresas sancionadas pelos Estados Unidos e temia ser penalizada pelos americanos.

O impasse sobre o abastecimento só chegou ao fim na noite da última quarta-feira (24), quando o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, determinou que a Petrobras fornecesse o combustível.

Após o abastecimento dos navios no sábado (27), o Bavand apresentou problemas técnicos, causados, segundo pessoas próximas ao assunto ouvidas pela Folha, por falta de combustível por tempo prolongado.

As embarcações vieram ao Brasil com carregamento de ureia e retornarão com cerca de 100 mil toneladas de milho. O Irã é um dos maiores compradores da produção brasileira da commodity.

com Talita Fernandes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.