Ataque do Taleban em Cabul mata 6 e deixa ao menos 50 crianças feridas

Ação ocorre três dias após retomada de negociações entre EUA e grupo extremista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cabul | AFP

Pelo menos seis pessoas morreram e cerca de 50 crianças ficaram feridas devido à explosão de um carro-bomba nesta segunda-feira (1º) no centro de Cabul, seguida de um ataque de cinco homens armados a um prédio, ação reivindicada pelo Taleban.

Entre os seis mortos estavam quatro civis —incluindo uma criança— e dois membros das forças especiais. Oitenta e quatro civis ficaram feridos, de acordo com o porta-voz do Ministério do Interior, Nasrat Rahimi.

Segundo Wahidullah Mayar, porta-voz do Ministério da Saúde, porém, o número de feridos é maior: 116.

Veículos destruídos no local onde um carro bomba explodiu, em Cabul
Veículos destruídos no local onde um carro bomba explodiu, em Cabul - Mohammad Ismail/Reuters

As crianças estavam em cinco escolas atingidas pela explosão e foram feridas por estilhaços de vidro, anunciou o ministério da Educação. Elas não correm risco de morte.

A explosão, que ocorreu no bairro de Puli Mahmood Khan, tinha como alvo "um centro de logística e engenharia do ministério da Defesa", afirmou o porta-voz do Taleban, Zabiullah Mujahid, em um comunicado, acrescentando que "um grande número de assaltantes" entraram no prédio.

Esse novo ataque ocorreu pouco depois de os Estados Unidos e o Taleban retomarem, no sábado (29), em Doha, as negociações para encontrar uma saída para o conflito que já dura 18 anos no Afeganistão.

"Os combatentes estão perto da torre Gulbahar [que abriga um shopping e apartamentos]. A área está isolada", disse à agência de notícias AFP um porta-voz da polícia, Firdaws Faramarz. 

"Até agora dez pessoas foram resgatadas e levadas para um lugar seguro" e um agressor foi morto, disse Nasrat Rahimi, porta-voz do ministério do Interior.

O ataque começou com a explosão de um carro-bomba, segundo Rahimi. "Então, vários atacantes atacaram um prédio", disse ele.

Os cinco atiradores tomaram posições em um prédio inacabado próximo ao local da primeira ação e passaram a atirar em membros das equipes de resgate e nas forças de segurança por sete horas antes de serem mortos.

Zaher Usman, funcionário do governo, estava em seu escritório, a cerca de 150 metros do local da explosão, e ficou levemente ferido.

"Quando abri os olhos, o escritório estava cheio de fumaça e poeira, tudo foi destruído", disse.

No bairro atacado estão as federações afegãs de futebol e críquete, bem como edifícios militares. 

"Uma grande explosão ocorreu perto do pórtico da federação", disse um porta-voz da federação de futebol, Shams Amini. "Alguns de nossos colegas estão lá dentro, ouvimos sobre feridos, não sabemos se os atacantes entraram no prédio", acrescentou. 

A explosão ocorreu perto dos escritórios da rede de TV Shamshad, que parou brevemente sua transmissão antes de exibir as imagens de suas instalações, que foram bastante danificadas.

A retomada das discussões na capital do Catar coincidiu com um ataque lançado pelo Taleban que matou ao menos 25 membros das milícias pró-governo no Afeganistão.

As tratativas começaram em setembro de 2018 e gravitam em torno de quatro pontos principais: a retirada das tropas americanas, a garantia de que o Afeganistão não abrigará grupos terroristas, um diálogo interno e um cessar-fogo permanente.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, que visitou Cabul na semana passada, disse esperar que um acordo seja alcançado com os talebans "antes de 1º de setembro".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.